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Gestão de pessoas no SGQ: como engajar os colaboradores na gestão da qualidade?

A gestão de pessoas no SGQ não é um assunto secundário, muito pelo contrário. Para que as ações da gestão da qualidade consigam impactar a empresa com resultados positivos, é fundamental que os colaboradores estejam engajados com os propósitos da empresa.

Mas existem sérias dificuldades com isso. Basta ter uma conversa de cinco minutos com gestores da área de qualidade para constatar. A falta de envolvimento das equipes é uma das principais raízes de problemas e desacertos.

Neste artigo, forneceremos um material completo para ajudar você, gestor, na desafiante missão de engajar os colaboradores em prol de uma gestão da qualidade eficiente.

Boa leitura!

O que é um SGQ?

SGQ é uma sigla para a expressão Sistema de Gestão da Qualidade e pode ser definido como uma série de processos cujo objetivo é alcançar os objetivos da qualidade de uma empresa, através de definição de responsabilidades e integração de papéis.

O grande resultado do SGQ é a satisfação do cliente final, sobretudo através da padronização das atividades e regulamentações. Isso é traduzido no controle de qualidade, que busca melhoria contínua e aumento da eficiência.

A base normativa para o SGQ é a ISO 9001, que evidencia critérios para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

<<< Leia mais: SGQ: Qual o papel do gestor de qualidade >>>

Principais dores da gestão da qualidade

A gestão de pessoas no SGQ é fundamental para conseguir bons resultados na gestão da qualidade. A falta dessa gestão é percebida através de algumas dores e dificuldades sentidas em ações do cotidiano da empresa.

Uma primeira dor, nesse sentido, é a falta de execução de processos. Ora, quando os processos não são executados, fica impossível promover algum tipo de mudança. Outra dor bastante comum é o trato incorreto de não conformidades. Isso prejudica frontalmente os resultados de qualidade e satisfação do cliente.

No que diz respeito aos números, ter indicadores atrasados ou deixar de acompanhá-los também prejudica a gestão. De igual forma, não ter expertise na análise dos dados representa uma ameaça aos bons resultados de gestão.

Por fim, podemos destacar a negligência com os fornecedores como uma das principais ameaças aos resultados da gestão da qualidade.

Por que envolver os colaboradores na gestão da qualidade?

Diante das dores mais comuns da gestão da qualidade, como expusemos anteriormente, começa a se desenhar diante dos nossos olhos os caminhos possíveis que a gestão de pessoas no SGQ pode levar a empresa a experimentar.

É intuitivo a percepção de que a satisfação dos colaboradores impacta nos processos e nos resultados. Não é à toa que algumas empresas têm contratado profissionais cuja função é fazer a gestão da felicidade dos funcionários da organização.

Segundo dados publicados na revista VOCÊ RH, funcionários felizes são 50% menos propensos a acidentes, assim como são 31% mais produtivos e quatro vezes mais criativos.

Ao envolver colaboradores na gestão da qualidade, é possível uni-los a um propósito, sendo que agir conforme esse propósito já é, por si só, uma fonte de felicidade. Além, claro, da felicidade aumentar a eficiência dos processos de qualidade.

Como engajar os colaboradores na gestão da qualidade?

Existem diversas formas de engajar os colaboradores na gestão da qualidade. A principal delas, como já citado, é uni-los em torno de um propósito. No entanto, ações complementares também ajudam, como a criação de uma cultura de feedbacks e a definição de processos e políticas de forma conjunta.

Confira, a seguir, algumas formas práticas de aumentar o engajamento de colaboradores na gestão da qualidade:

Envolva os colaboradores nas tomadas de decisão

Os colaboradores sentem muito quando não participam da definição de processos e da tomada de decisão. Naturalmente, existem certas coisas que o gestor precisa definir, já que tem um know how maior.

Como característica de uma boa liderança, é necessário conseguir mostrar o caminho para os funcionários, fazendo-os comprar a ideia, e não apenas impor certo processo.

Por isso, mostrar a importância da gestão da qualidade também é uma boa prática da gestão de pessoas no SGQ.

Tenha uma frequência de treinamentos

Promover treinamentos é uma das formas de fazer com que os colaboradores compreendam a importância da gestão da qualidade. Os treinamentos coletivos são extremamente necessários, mas há um caminho ainda mais excelente.

Trata-se do esforço de personalizar a trilha de desenvolvimento profissional, o que significa criar um plano personalizado de treinamento, que leve em conta as necessidades particulares de cada pessoa.

A gestão de pessoas no SGQ também exige que treinamentos sejam realizados para que todas as equipes consigam utilizar corretamente o sistema de gestão da qualidade.

Invista em uma cultura da qualidade

É primordial, ainda, a criação de uma cultura de qualidade, ou seja, impregnar, com os princípios da qualidade, a mentalidade e a prática de cada equipe e cada funcionário. Não adianta contar com um esforço da gestão para implantar a qualidade, a ponta da cadeia também precisa estar suficientemente convencida.

O primeiro passo para a criação dessa cultura é a comunicação. Por isso, ações de endomarketing podem funcionar bastante. Além da comunicação, é preciso haver incentivo por parte da gestão, sobretudo através do exemplo.

Utilize a tecnologia a seu favor

Por fim, é importante destacar o papel da tecnologia na gestão da qualidade. Fundamentalmente, existem recursos tecnológicos que podem auxiliar na construção de rotinas de qualidade e até na gestão de pessoas no SGQ.

Um exemplo disso é o VIGIX, um sistema da Visto que foi criado e pensado para auxiliar na gestão da qualidade para empresas da área de saúde. Entre os módulos disponíveis estão: registro de produto, gerenciamento de riscos, indicadores, gestão de pessoas, qualidade, etc.

Conclusão

Neste artigo conhecemos um pouco mais sobre a gestão de pessoas no SGQ. Entendemos, em primeiro lugar, que SGQ é uma sigla para a expressão Sistema de Gestão da Qualidade e pode ser definido como uma série de processos cujo objetivo é alcançar os objetivos da qualidade de uma empresa.

Além disso, conferimos as principais dores relacionadas à gestão da qualidade. São elas:

  • falta de execução de processos;
  • trato incorreto de não conformidades;
  • indicadores atrasados;
  • negligência com os fornecedores.

Por fim, mostramos o caminho para conseguir engajar os colaboradores na gestão da qualidade. Quer saber mais? Então baixe agora mesmo o nosso kit de gestão da qualidade em saúde. É só clicar e acessar.

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