Quais são as 5 vantagens de uma gestão estratégica da qualidade?

Muitos negócios começam por um impulso de empreender — e a vontade, a dedicação e a persistência são tamanhas que não só dão conta, sim, do recado, mas também garantem o sucesso inicial do empreendimento.

Mas os desafios impostos pelo mercado renovam-se na medida em que a empresa cresce. A complexidade do negócio aumenta e exige a incorporação de novos valores e capacidades. 

Até que um belo dia você se vê obrigado a se informar, por exemplo, sobre quais as vantagens de uma gestão estratégica da qualidade.

Você precisa então, de início, ter pelo menos uma noção básica do que é gestão de qualidade, quais seus pilares e quais seus benefícios para a saúde financeira e corporativa da sua empresa.

Aumento da produtividade, redução de custos, diminuição do retrabalho, apoio para a tomada de decisão, tudo isso passa a fazer parte de um todo que você, como dono do negócio, precisa considerar

Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. Neste artigo, além de abordar os tópicos já citados, traremos, passo a passo, um roteiro de como implementar a gestão estratégica da qualidade na sua empresa, sobretudo na área da saúde.

Por fim, vamos apresentar uma ferramenta essencial para implantar as melhorias que você está buscando. Siga o fio!

O que é gestão da qualidade?

Uma das maneiras de explicar a gestão da qualidade é descrever o seu objetivo. É o que faremos na frase seguinte:

Padronizar os processos por meio de normas técnicas que reduzam as imperfeições de produtos e serviços, aplicando boas práticas em todas as tarefas cotidianas da organização. 

Para tornar isso possível, a empresa precisa gerenciar todas as suas áreas sob o guarda-chuva da gestão de qualidade. 

Ou seja, ter controle tanto da linha de produção quanto de processos organizacionais como contabilidade, finanças, gestão de pessoas, gestão de dados, entre outros.

Satisfação do cliente e reconhecimento da marca são os resultados finais de um bom sistema de gestão de qualidade (SGQ)

Como implementar a gestão estratégica da qualidade na sua empresa

A gestão de qualidade é baseada em princípios definidos internacionalmente pelas normas técnicas que compõem a ISO 9001

Essa certificação internacional capacita a empresa a operar de acordo com os interesses dos clientes e demais partes interessadas, cumprindo requisitos legais e regulatórios, identificando riscos e apresentando soluções.

Implantar uma gestão estratégica da qualidade é, portanto, observar o que prega as normas técnicas, tomando por base os 7 fundamentos a seguir.

Foco no cliente

O cliente é a razão de ser da empresa. Não existe empresa sem ele. Nada pode ser, então, mais importante para a gestão de qualidade do que o cliente.

Atendê-lo com eficiência e superar suas expectativas é, portanto, o primeiro pilar de um sistema de gestão de qualidade. 

Liderança

A analogia é semelhante à do tópico anterior: sem liderança não há mudança, não há coragem para corrigir processos ineficientes nem comprometimento com as melhorias a ser adotadas.

A gestão de qualidade demanda, desse modo, que diretores e gestores sejam comprometidos com as equipes e os processos sob sua responsabilidade. Qualidade é um valor cujo exemplo precisa vir de cima.

Comprometimento dos colaboradores

Liderar colaboradores descomprometidos com os objetivos traçados é um desafio hercúleo, pois maus hábitos e vícios contaminam o ambiente corporativo e proliferam insatisfações internas que comprometem a organização. 

Um bom gestor de qualidade é aquele que não só sabe identificar as potencialidades de cada colaborador, mas também consegue organizar essas diferentes capacidades em equipes que trabalham em prol do mesmo objetivo.

O comprometimento serve de apoio para a qualidade na medida em que estimula os colaboradores por meio de metas claras e desafiadoras, políticas de reconhecimento, feedbacks e um ambiente de trabalho agradável.

Abordagem por processo

Um sistema de gestão de qualidade é um todo que depende das partes, ou seja, do funcionamento adequado de cada processo dentro da empresa. 

Definir processos claros e eficazes é o primeiro passo. São necessários para isso planejamento e organização. Cada processo implica tarefas e rotinas diárias essenciais para que o todo funcione em sintonia. 

Melhoria

A melhoria contínua é uma utopia necessária dentro de qualquer negócio. Se a sua empresa não pensa constantemente em como melhorar seus processos, aumentando cada vez mais a qualidade, pode ter certeza que vai aparecer um concorrente entregando um produto ou serviço melhores que o seu no futuro.

Decisão baseada em informação

Informação é a grande ferramenta de um sistema complexo e contínuo como o de gestão de qualidade. A análise de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a chamada análise SOWT, é fundamental para a tomada de decisão. 

Portanto, monitorar atividades, fazer pesquisas, trabalhar com estatísticas e previsões e reunir isso tudo dentro de um banco de dados ágil e seguro é um dos pilares de uma excelente gestão de qualidade. 

Gestão de relacionamento

Relacionamento é tudo. Nada do que foi dito até aqui pode ser empregado sem que exista uma base relacional de confiança, transparência, verdade e educação.

As 5 maiores vantagens de uma gestão estratégica de qualidade

Com base em tudo que foi dito acima, podemos agora pontuar as cinco maiores vantagens de uma gestão estratégica de qualidade. 

São elas:

  • Melhora a satisfação do cliente;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz custos;
  • Diminui o retrabalho;
  • Apoia a tomada de decisão.

Como um sistema de gestão da qualidade pode ajudar a sua empresa

A base de qualquer gestão de qualidade é a informação. Um gestor de qualidade precisa ter a capacidade de fazer com que os colaboradores entendam as normas técnicas, empreguem as boas práticas e sejam avaliados de acordo com o que entregam no dia-a-dia.

Fazer isso sem um software, hoje em dia, é impossível. Como vimos, a gestão de qualidade abrange todos os setores da empresa. 

Portanto, somente um software capaz de relacionar todos os módulos de atuação da empresa dentro de um único sistema integrado pode dar conta disso. 

Esse é justamente o caso da ferramenta desenvolvida pela Visto Sistemas, o Vigix. Para saber mais detalhes sobre o software, entre em contato conosco, peça uma demonstração ou navegue pelo nosso blog!