aumentar as vendas em distribuidora

Como aumentar as vendas em distribuidora de medicamentos?

Podemos pensar que um objetivo unânime das empresas é aumentar as vendas. Seja um negócio que começou a dar os primeiros passos ou uma multinacional, escalar e garantir cada vez um maior faturamento visando o lucro é o que todas querem.

No caso de aumentar as vendas em distribuidora de materiais de saúde não seria diferente. O que muda é a análise no mercado e a descoberta do potencial das vendas no setor de saúde e bem-estar.

Entenda como aumentar as vendas no setor de saúde e bem-estar

São muitos os desafios da indústria de materiais de saúde para garantir que todos os seus produtos estejam em sintonia com a demanda e explore todo o potencial de seu mercado. Principalmente pelos cuidados exigidos quanto a estoque, armazenamento e distribuição no setor de materiais cirúrgicos.

No caso de produtos vendidos em farmácias, há alguns direcionamentos para auxiliar no posicionamento e negociação das linhas e diferentes categorias, otimizando sua distribuição, performance comercial e de trade no mercado de saúde e bem-estar. Veja:

Estenda o ciclo de vida dos produtos maduros

Há muitas marcas no mercado que enfrentam uma acirrada concorrência, tanto opções similares quanto genéricas, que ocasiona disputas nos estoques das farmácias e guerra de preços.

Produtos tradicionais e já estabelecidos no mercado, na grande maioria das vezes, são muito rentáveis e significativos para o setor. Nesse caso, o recomendado seria uma estratégia de defesa do posicionamento destes medicamentos e materiais, garantindo a participação de mercado.

Nesse aspecto, é válido criar e desenvolver programas de relacionamento comercial que mantenham os produtos de saúde no foco dos negócios dos parceiros varejistas, pois com certeza a maneira mais eficaz para garantir a participação para aumentar as vendas é estruturar e solidificar a base de relacionamento junto ao varejo.

Gerencie o estoque para não perder demanda

Primeiramente, entenda as diferenças e necessidades dos produtos e crie diferentes canais de relacionamento focando na demanda e no abastecimento. Boa parte dessa demanda é composta por itens que são considerados estratégicos por desenvolverem o mercado. Isso ocorre pelo aumento da sua demanda por meio de programas de acesso e programas de fidelização em promoções junto aos profissionais de saúde.

Esse tipo de produto não pode faltar nos estabelecimentos e por isso precisa de uma atenção aos níveis de estoque. Por isso, garantir a maior precisão possível no abastecimento é uma estratégia muito importante, adotando soluções de planejamento de demanda e gestão de supply chain.

Tenha visibilidade dos produtos isentos de prescrição no varejo

Os produtos isentos de prescrição precisam garantir presença e visibilidade nos pontos de venda, tendo em vista a grande concorrência e os poucos espaços nas gôndolas. Sendo assim, vale investir no relacionamento com seus planos de execução e trade marketing.

Apesar da limitação nas prateleiras, as farmácias, por exemplo, têm todo o seu espaço físico disponível para ser trabalhado. No entanto, apenas pelo bom relacionamento é que elas irão oportunizar, após entender como pode obter vantagens e ganhos importantes com seu plano, como um retorno com o aumento das vendas.

Para garantir um resultado eficiente, é preciso investir esforços também no controle e no gerenciamento das ações, execução, controle de materiais promocionais, planogramas e no gerenciamento dos investimentos no varejo, mensurando o ROI,  tendo uma gestão à vista e integrada às políticas comerciais de abastecimento. Para isso, a Visto Sistemas oferece soluções para gerenciar com eficiência as demandas da sua distribuidora.

Explore a força dos genéricos

No Brasil, uma expressiva fatia de medicamentos prescritos já possuem alternativa de acesso à saúde a preços baixos. Conforme apresentado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) cerca de 65% dos medicamentos têm genéricos disponíveis.

Porém, não é tão fácil assim obter um espaço como canal de distribuição, pois são muitas opções hoje já no mercado. Mais uma vez, vale aposta no relacionamento, com frequência, continuidade, soluções que se integrem aos processos de compra e reposição dos estoques das farmácias, entre outros fatores que podem beneficiar sua presença e aumentar as vendas em distribuidora com boas margens aos seus parceiros.

Aproveite o mix de higiene e beleza nos estabelecimentos

É impossível, nos dias de hoje, não visualizar as farmácias como grandes centros de conveniência. Elas são, sem dúvida, destino de consumo de produtos de higiene e beleza, além dos medicamentos.

Por isso, é fundamental avaliar e saber explorar a possibilidade oferecida por esses estabelecimentos. Há um potencial de produtos por região muito grande que pode ser identificado e está aguardando por atuação. Entender a capacidade dos pontos de venda, as segmentação de mercado e a aderência da categoria ao perfil de consumidores faz toda a diferença.

No caso das farmácias, como falamos anteriormente, temos os espaços em prateleiras e gôndolas mais limitados, o que exige mais esforço na gestão do sortimento adequado. Também é preciso garantir eficiência na reposição e no abastecimento contínuo de todos os produtos expostos.

Gostou das nossas dicas para aumentar as vendas em distribuidora de materiais de saúde? Aposte no relacionamento comercial com os estabelecimentos e pontos de venda, entenda as propostas de parcerias, intensifique as promoções e negociações e esteja pronto para dar o próximo passo rumo ao aumento das vendas!

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