As principais atribuições do setor de RPP em distribuidoras de produtos de saúde
Segundo a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “a Revisão Periódica de Produto (RPP) é uma ferramenta de qualidade de grande utilidade, adotada há algum tempo pelas principais autoridades regulatórias do mundo e o principal objetivo da elaboração é a verificação da consistência do processo produtivo e determinar a necessidade de alguma mudança no mesmo, caso seja necessário.”
A ferramenta, além de permitir a verificação se os lotes de produtos liberados durante o período de revisão estão de acordo com os requisitos do processo e com as especificações registradas, também deve ter foco no processo e nos sistemas de qualidade.
Por meio de um Guia publicado e das RDCs, a Anvisa exige a realização do RPP em distribuidoras de produtos de saúde, com destaque aos medicamentos registrados, e orienta o setor regulado para que cumpram os requisitos das Boas Práticas de Fabricação.
Por isso, é fundamental que as distribuidoras se atentem às atribuições contempladas a este fim, assim como a frequência necessária para a revisão, os itens a serem avaliados e as vantagens de executar a RPP. Acompanhe!
Principais atribuições do setor de RPP em distribuidoras:
- Fazer a verificação do processo de produção e determinar se há necessidade de revalidá-lo;
- Identificar a necessidade de realizar mudanças no processo de produção, nos controles, nos monitoramentos e nas especificações de produto;
- Pontuar possíveis melhorias para produtos e processos, destacando as principais tendências e se as especificações de matérias-primas estão adequadas;
- Auxiliar na execução de ações preventivas a fim de eliminar desvios ou situações indesejadas.
Condições de frequência:
O ideal recomendado para a frequência de realização da RPP em distribuidoras é de ao menos uma vez por ano, contendo as seguintes condições:
- Considerar todos os lotes fabricados ou dispostos (aprovados ou reprovados);
- Contar um período de tempo específico, geralmente 12 meses;
- Avaliar no mínimo 10 lotes para considerações estatísticas;
- Caso a quantidade de lotes no período considerado seja menor que 10, pode-se usar lotes já avaliados anteriormente ao período da análise;
- Em algumas exceções, mediante justificativa, é possível diminuir a frequência de elaboração de RPPs.
Itens contemplados na RPP:
A RPP deve incluir uma lista de todos os lotes fabricados no período avaliado, incluindo os lotes aprovados e rejeitados, assim como deve conter uma revisão dos seguintes tópicos:
- matérias-primas e materiais de embalagem utilizados na fabricação;
- resultados de controles em processo e resultados de análise do produto final;
- todos os lotes que falharam em cumprir as especificações estabelecidas e sua investigação;
- todos os desvios que impactaram os lotes fabricados e a respectiva investigação;
- efetividade das ações corretivas e preventivas adotadas;
- todas as mudanças ocorridas relacionadas ao processo e aos métodos analíticos;
- resultados do programa de monitoramento da estabilidade e qualquer tendência adversa;
- todas as devoluções relacionadas a problemas de qualidade, reclamações e recolhimentos e respectivas investigações;
- contratos e alterações contratuais e sua aprovação.
Quem participa da RPP:
Normalmente, o setor de RPP inclui representantes de todos os demais departamentos, desde que contribuam com dados ou revisões até o relatório final. O responsável pelos relatórios ficará à frente da coordenação das atividades da equipe para garantir a execução das tarefas e os recursos necessários. Entre os departamentos participantes, estão:
- Controle de Qualidade,
- Garantia da Qualidade,
- Produção,
- Estabilidade,
- Distribuição,
- Engenharia.
Como é realizado um procedimento de RPP
Para a RPP, é necessário ter um Procedimento Operacional Padrão (POP) detalhado, que terá as especificações ideais para a execução, como:
- responsabilidades do processo (desde a coleta e a análise de dados até a aprovação);
- periodicidade da revisão;
- objetivos;
- lista de produtos;
- documentos submetidos à avaliação;
- formatação do documento final;
- processo de revisão e aprovação;
- arquivamento;
- ações para fechamento da RPP.
As vantagens da execução da RPP:
- Reduzir o risco de resultados fora de especificação;
- Minimizar o risco de reprocesso;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir o risco de recolhimentos;
- Melhorar a comunicação entre as áreas.
Para elaborar as RPPs é fundamental que a distribuidora tenha recursos para coletar, reunir e analisar os dados. Dessa forma, é possível contar com um sistema especializado que auxilia com o registro das informações de maneira eficiente para realizar a RPP em distribuidoras de produtos de saúde.
Fique por dentro das nossas dicas acompanhando nosso blog!
Deixe uma resposta
Quer se juntar à discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!