distribuidora de produtos hospitalares

Como reter talentos na sua distribuidora de produtos hospitalares?

Hoje, um dos grandes desafios para que uma distribuidora de produtos hospitalares evolua está nas pessoas e nos processos.
Há uma grande dificuldade de manter a equipe qualificada. Infelizmente, por diversos motivos, colaboradores acabam se desligando da empresa e levando consigo todo o conhecimento que tem dos processos, assim como da utilização do sistema de gestão.

Essa desestruturação interna acaba criando grandes conflitos, pois o novo colaborador que entrou não conhece o processo ainda, muito menos a operação do sistema.

Esse funcionário acaba tendo que consultar o suporte técnico do fornecedor do sistema. Porém, muitas vezes, o próprio suporte não tem o conhecimento básico para receber atendimento.

Nesse momento que surgem os problemas, que afetam a todos: a distribuidora de produtos hospitalares, a empresa fornecedora do sistema, mas principalmente os pacientes. Eles são os principais prejudicados por ter que postergar suas cirurgias pelo fato de não ter chegado ou atrasado o material. Mas como fazer para minimizar isso?

Ter um passo a passo de todos os processos de cada colaborador escritos

Mantenha todos os procedimentos operacionais de cada departamento bem escritos – um “passo a passo” da realização de cada atividade, cada processo de cada colaborador.

Isso pode ser feito facilmente por cada colaborador, tendo como base um manual pré-escrito, que será preenchido com as especificidades do seu próprio processo de trabalho.

Não precisa ser algo sofisticado, mas prático e sem frescuras, onde o funcionário consiga entender facilmente as suas atividades.

Realize treinamentos periódicos com os seus colaboradores

A rotina do dia a dia é muito puxada dentro das distribuidoras. Mesmo nesse contexto, crie o hábito de, periodicamente, ter um tempo para as atualizações dos colaboradores.

Para distribuidoras, é muito importante e lucrativo saber que seus funcionários estão utilizando os sistemas disponíveis na sua total potencialidade, com tudo que tem de novo em cada processo.

Também é interessante que entendam o que pode ser otimizado em tudo que é realizado dentro da empresa.

Converse com o seu fornecedor de sistema, para que ele faça visitas regularmente, com uma apresentação das novidades para sua equipe.

Tenha sempre um substituto reserva para cada função

Cada colaborador precisa ter um substituto direto e preparado como plano B.

Isso é fundamental para que o colaborador titular possa tirar suas férias sem ser incomodado.

Numa eventualidade de sua saída, também é positivo ter uma pessoa que já domina as funções e possa executá-las de forma tranquila.

Essa regra vale para todos os cargos, do presidente ao estagiário.

Ter um programa de retenção da sua equipe

Muito mais importante que todas as demais sugestões é a sua distribuidora de produtos hospitalares ter um programa – ou mesmo ações isoladas – com o objetivo de reter os seus colaboradores.

Existem pesquisas que falam que o custo de troca de colaboradores é algo que gera imensos prejuízos para a empresa, como de retreinamento, aculturamento e, consequentemente, eficiência.

Procure ter um ambiente agradável, ter um canal aberto para diálogo da equipe com seus gestores, trabalhar um plano claro de evolução de carreira, entre diversas outras ações possíveis.

Tenho convicção que, tomando essas atitudes, sua distribuidora vai colher muitos frutos no curto, médio e longo prazo. Seus processos ficarão mais rápidos e, com melhor qualidade, a competitividade da sua distribuidora aumentará.

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