Como automatizar os processos de gestão da qualidade?

Como automatizar os processos de gestão da qualidade?

Automatizar os processos é um dos fundamentos da atividade industrial e econômica. Dos fiares ingleses da Revolução Industrial à Inteligência Artificial aprimorada no Vale do Silício, a lógica é a mesma.

Ações repetitivas tendem à automação. Ainda que sejam consideravelmente complexas, se há nelas um componente de repetição ou padronização, existirá uma tecnologia para fazer a tarefa por conta própria.

Se a tecnologia ainda não existe é simplesmente porque está para ser inventada. Ou seja, é sempre uma questão de tempo. 

Neste artigo, vamos analisar como a automação de processos impacta o mundo corporativo. Vamos começar observando vantagens desse passo natural para qualquer empresa que planeja se destacar no mercado.

Também vamos tratar dos percalços a serem cumpridos para evitar que a automação dos processos seja realizada sem a devida abrangência necessária no ambiente corporativo de cada empresa.

Vantagens da automação de processos para a sua empresa

Como se sabe, controlar processos é o métier dos gestores de qualidade. Por isso, ao automatizá-los, interferimos diretamente no padrão de qualidade, elevando o nível à proporção em que cresce a automação dentro do ambiente corporativo.

Vamos ver, a seguir, 5 vantagens que uma empresa pode ter ao automatizar os seus processos.

Documentos acessíveis

Reduzir o fluxo de papel na empresa é uma medida simples que gera uma reação em cadeia nas dinâmicas corporativas. 

Há diversos pontos positivos:

  • Documentos mais perenes, não sujeitos à ação do tempo;
  • Menor necessidade de ocupação de espaço físico; 
  • Rapidez e praticidade no acesso;
  • Aumento no poder de controle;
  • Maior segurança de informação e dados.

Ganho de produtividade

Automatizar os processos permite a centralização do controle de qualidade. Desse modo fica mais fácil atuar nos processos para direcioná-los e acompanhá-los, além de monitorar as demandas de cada responsável.

Disso resulta maior agilidade e produtividade dos respectivos colaboradores, pois aumenta o nível de engajamento em razão do emprego de uma nova solução tecnológica.

Custos em queda

Investimento com retorno garantido, a automação de processos oferece redução de custos na sua empresa em termos que podem ser significativos. 

Consequência deste item, em conjunto com o item anterior, é o incremento na margem de lucro. Sem contar os custos eventuais que a empresa teria com a forma tradicional, de uso de papel, para gerenciar a qualidade.  

Inspeções tranquilas

Inspeções e auditorias em empresas que ainda não automatizam seus processos é algo demorado e com efeitos que podem comprometer o faturamento da empresa no período.

Já a averiguação realizada a partir de um sistema integrado de gestão de qualidade é uma tarefa bem mais rápida e bem menos traumática para a operação.

Softwares desse tipo contam com recursos que ajudam no agendamento e cronograma das visitas técnicas, além de facilitar a exibição do status de todas as tarefas e os processos automatizados.

Gestão estratégica

A tomada de decisão é momento chave que se torna menos complicada com a automação de processos. 

Gerar relatórios inteligentes é uma funcionalidade básica em muitos sistemas existentes no mercado.

Assim, ao reunir todos os dados e as informações que um gestor necessita para enxergar os pontos a evoluir, a automação de processos contribui na descoberta de novos caminhos, abrindo mais espaço para o trabalho da equipe na qualidade da produção.

Percalços ao automatizar processos na sua empresa

Vamos concluir o artigo com dicas de como automatizar os processos na sua empresa sem cair em armadilhas comuns desse passo rumo à eficiência na gestão da qualidade. 

É importante, portanto, cuidar para que todas as etapas de automação estejam sendo cumpridas e nada esteja sendo ignorado. 

Quando uma empresa automatiza as partes físicas dos processos, é normal que diretores e gestores pensem em máquinas e nos colaboradores. 

No entanto, as etapas gerenciais são muitas vezes esquecidas. E é bom lembrar que elas também fazem parte dos processos, não devendo então serem representadas como itens relativos à qualidade.

Com isso, a empresa ganha processos muito mais ágeis. Só que é necessária a capacidade de analisar os indicadores da própria automatização, de modo a consolidar dados e calcular os ganhos de todo esse processo.

Cogitando saber mais sobre a automação de processos?

Portanto, não resta dúvida que sua empresa só tem a ganhar ao investir em um sistema integrado que torna o controle de informações mais fácil, aprimorando a gestão de qualidade com a automação dos processos.

Para contar com uma ferramenta que automatize todas as etapas dos processos é fundamental para uma operação bem sucedida, segura e eficaz no ambiente corporativo.

Se você gostou do nosso conteúdo, acompanhe semanalmente as atualizações do nosso blog com dicas para a sua empresa!