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Tendências do Field Service para 2021: saiba o que mudará no mercado

O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais é uma ameaça que assombra algumas carreiras e profissões do mundo corporativo. Por outro lado, colaboradores que fazem trabalho de campo estão mais empoderados do que nunca. 

Além de serem o rosto da empresa no contato com o cliente, os colaboradores da área de Field Service têm cada vez mais soluções digitais à disposição para otimizar as operações realizadas fora da empresa.

Mas quais são as possibilidades? Neste artigo, vamos justamente trazer as tendências do Field Service para 2011, de modo que você saiba o que mudará no mercado. 

O foco é para atividades relacionadas à gestão na área de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), sobretudo no controle e gerenciamento de estoques e insumos. 

Evolução das atividades de Field Service

Foi-se o tempo em que o controle das atividades realizadas fora da empresa era escasso, assim como as possibilidades de ação e comunicação do colaborador que, distante da sede,  precisava atender o cliente da melhor forma possível, muitas vezes com parcos recursos à mão. 

A evolução dos atendimentos externos gerou procedimentos, atitudes, regras e, até mesmo, uma nova expressão — Field Service — para descrever o trabalho realizado fora da empresa.

Com mais recursos, vieram mais responsabilidades. Afinal, o colaborador que trabalha em Field Service é a própria personificação da empresa diante do cliente. 

É o sucesso desse relacionamento presencial que, na maioria das vezes, faz toda a diferença sobre a imagem da empresa e a fidelização do cliente.

Na área de OPME, o Field Service tem peso fundamental para os negócios. No restante do texto, vamos ver inúmeros recursos e soluções que prometem dar ao colaborador que trabalha fora da empresa um poder de atuação nunca antes alcançado.  

Tendências do Field Service para 2021: saiba o que mudará no mercado

O salto tecnológico que foi dado nos últimos anos tornou populares no mundo corporativo expressões como inteligência artificial, reconhecimento de som e imagem, cultura de dados e big data, rastreamento geoespacial, internet das coisas, algoritmos inteligentes, etc.

Tudo isso e mais as infinitas aplicações baseadas nesses conceitos impactaram, impactam e vão continuar impactando todas as atividades humanas, algumas mais, outras menos, e entre elas o trabalho de Field Service está entre as mais afetadas e transformadas pela revolução digital que viveremos neste e nos próximos anos.

Vamos pontuar, a seguir, algumas das evoluções e transformações que podemos esperar como tendências do Field Service para 2021 e o que pode mudar no mercado por causa disso. 

Dispositivos móveis

A evolução não pára quando o assunto são aplicativos móveis. Já disseminados em todos os setores da indústria, comércio e agricultura, esses dispositivos não param de ser aprimorados e de ganhar funcionalidades que os transformam na ferramenta número 1 de muitos colaboradores de Field Service.

O que veremos em 2021 é um aumento de aplicativos desenvolvidos para tarefas bem específicas, com o objetivo de melhorar a performance do técnico em atividade de campo, reduzindo os tempos de espera entre a demanda criada pelo problema e a sua solução. 

Internet das coisas 

As conexões entre máquinas já superam em muito o número de contatos entre humanos por meio da comunicação digital. O advento da tecnologia 5G está tornando a internet das coisas uma realidade em pouquíssimo tempo. 

Os dados e informações gerados por máquinas e sua coleta e transmissão autônoma por meio de aplicativos de gerenciamento de Field Service vão permitir que o trabalho fora da empresa seja realizado com mais precisão, eficácia e rapidez, além de criar condições para estratégias proativas em vez de simplesmente correr atrás do prejuízo com base em procedimentos apenas corretivos. 

Esse é um dos pontos com maior probabilidade de impacto no controle e gerenciamento de estoques e materiais. Etiquetas inteligentes são uma realidade no mercado, mas a precisão, o alcance e as funcionalidades existentes ainda estão longe do potencial total da internet das coisas.

Impressão 3D

Essa é uma realidade para 2021 e os próximos anos. 

Com o preço das impressoras 3D em queda inversamente proporcional ao aprimoramento da tecnologia, colaboradores de Field Service na área de OPME, por exemplo, poderão imprimir in loco, dentro de veículos da empresa, pequenas peças necessárias para reparo de equipamento. 

Ou até mesmo artefatos menores e mais simples.

Capacitação do cliente

Com as plataformas já existentes no mercado, como o Field Service da VISTO, o cliente interage cada vez mais com os serviços que recebe, seja por meio de informações e dados prestados para agilizar os pedidos, seja atrás de reparo ou correção de rotinas e procedimentos. 

Os canais de comunicação online com a sede, junto com a troca de dados e planilhas em tempo real, tendem a se tornar viáveis não só por meio de soluções específicas, mas também por aplicativos de bate papo, redes sociais e quaisquer outros meios que facilitem e coloquem o cliente realmente em primeiro lugar.

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