Imagem de um código de barras e imagem de uma mao segurando um equipamento de verificação

7 vantagens do rastreamento de itens de saúde

O rastreamento de itens de saúde é um assunto que precisa ser considerado na gestão de hospitais, centros clínicos ou qualquer outro local relacionado à área da saúde.

A importância desse assunto está associada, fundamentalmente, à organização de processos e à economia de tempo. Quando falamos de saúde, esses dois elementos são essenciais, afinal, o atraso da chegada de algum insumo ou material pode custar vidas.

Neste artigo, vamos saber mais sobre o que é rastreabilidade de produtos, bem como conheceremos sete vantagens de aplicação desse processo a itens de saúde. Fique conosco até o fim.

Boa leitura!

O que é a rastreabilidade de produtos?

A rastreabilidade de produtos de saúde diz respeito a mecanismos que possibilitam acompanhar e identificar a trajetória de algum material nas mais diversas fases e contextos. A rastreabilidade pode dizer respeito ao processo de entrega de algum insumo, de transferência entre instituição de saúde ou, então, de localização interna.

Garantir o rastreamento em saúde é sinônimo de mais eficiência e economia de tempo, podendo ser um processo aplicável a diversos tipos de produtos como bolsas de sangue, máscaras, insumos cirúrgicos, etc.

A tecnologia de rastreabilidade tem penetrado hospitais e instituições de saúde do mundo todo. Como parte integrante dessa tecnologia, existem algumas soluções que facilitam o processo de rastreio como, por exemplo:

  • etiquetas: utilizadas para identificar materiais, muitas vezes com QR Codes ou códigos de barras;
  • coletores de dados: servem para ler os códigos QRs ou de barras;
  • RFID: método de identificação automático por radiofrequência.

7 vantagens do rastreamento de itens de saúde

O rastreamento de itens de saúde representa uma série de benefícios para hospitais e outras instituições de saúde. Conheça, a seguir, sete das principais vantagens do rastreamento em saúde:

Aumenta a disponibilidade de equipamentos

Quem conhece o dia a dia de um hospital sabe que, às vezes, a velocidade com que as coisas acontecem é surreal. Em períodos onde há picos de doenças, conseguir a liberação de equipamentos e leitos deve ser feito com muita rapidez.

O rastreamento de itens de saúde ajuda nesse processo, dando à equipe uma ciência mais rápida sobre desocupação de leitos e disponibilidade de equipamentos. Um processo que seria feito manualmente, com grandes chances de erros, ganha muito mais eficiência graças ao rastreamento em saúde.

Monitora o fluxo de tráfego

Reduzir o caos em momentos de crise ou organizar os fluxos no ambiente hospitalar são desafios quase impossíveis de serem executados. No entanto, com a ajuda da tecnologia isso é possível.

Através do rastreamento de itens de saúde, monitorar o fluxo de tráfego fica bem mais fácil, facilitando também a tomada de decisão que organiza esse fluxo. Isso porque, ao utilizar recursos de rastreamento, será possível acessar dados e métricas em tempo real da quantidade de pessoas trabalhando em determinada região do hospital.

Quando houver a necessidade de transportar medicamentos ou insumos, as rotas mais ágeis poderão ser encontradas com maior assertividade.

Reduz os riscos de infecção

Uma das principais metas gerenciais de hospitais e instituições de saúde é evitar e diminuir as infecções entre colaboradores. O rastreamento de itens de saúde consegue notificar os funcionários que trabalham no local a respeito de algum paciente infectado.

Essa informação, liberada em tempo real, gera a possibilidade de que profissionais que não precisam acessar determinado espaço evitem fazê-lo, e aqueles que porventura precisam, possam reforçar seus equipamentos de proteção e redobrar a assepsia dos insumos.

Com relação à assepsia, um sistema de rastreamento de itens de saúde também ajuda a gerenciar e garantir que todos os materiais estão sendo devidamente higienizados.

Acessa a assistência em emergências

A interconexão do rastreamento de itens de saúde ajuda a dar mais velocidade no acionamento de recursos de assistência a emergências. Imagine o seguinte cenário: uma auxiliar de enfermagem está cuidando de um paciente, verificando sua pressão e sinais vitais e, de repente, há uma parada cardíaca.

Um processo comum seria a enfermeira correr em direção ao botão de emergência que acionaria uma segunda enfermeira e, só então, um médico poderia ser chamado. Há, ainda, a possibilidade da primeira enfermeira gritar pelos corredores pedindo ajuda.

Quando há um sistema de rastreamento de itens de saúde implantado, nenhum desses dois caminhos seriam necessários, já que um médico seria imediatamente notificado do ocorrido, podendo dirigir-se rapidamente ao local.

Encurta a espera nos deslocamentos

Em deslocamentos dentro do hospital, a espera gerada ao paciente é um fator negativo, que faz nascer a ansiedade e insatisfação com o serviço prestado. Essa espera se dá, sobretudo, pela falta de organização nos fluxos internos da instituição.

Ao utilizar recursos de rastreamento, é possível analisar o fluxo nas regiões do hospital que estão no caminho do deslocamento, facilitando ações para liberar esse fluxo e agilizar as transferências.

Isso só é possível quando o rastreamento de itens de saúde é implementado através de dispositivos e sistemas próprios.

Diminui o risco de erros humanos

Além de todas as vantagens já citadas até aqui, a diminuição dos erros humanos é, talvez, a mais positiva e significativa para a gestão de um hospital ou instituição de saúde. Esse resultado só é possível graças à obtenção de informações e possibilidade de organização delas.

Isso é feito através dos sistemas integrados, etiquetas e leitores.

Ajuda a identificar materiais terceirizados

Por fim, destacamos que o rastreamento de itens de saúde permite uma identificação mais facilitada dos materiais terceirizados. O cenário contrário, e bem comum nos hospitais, é a confusão de itens, insumos e instrumentais, gerando prejuízos financeiros para a instituição.

Conseguir dar um destino correto aos materiais hospitalares é um dos fatores que mais influenciam na economia na gestão de insumos.

Conclusão

Neste artigo, nós conhecemos um pouco mais sobre a rastreabilidade de materiais hospitalares, compreendendo esse processo como um mecanismo que possibilita acompanhar e identificar a trajetória de algum material nas mais diversas fases e contextos.

Destacamos, ainda, algumas das vantagens do rastreamento de itens de saúde, sendo elas:

  1. aumento da disponibilidade de equipamentos;
  2. monitoramento do fluxo de tráfego;
  3. redução dos riscos de infecção;
  4. acesso à assistência de emergência;
  5. encurtamento da espera nos deslocamentos;
  6. diminuição dos erros humanos;
  7. ajuda na identificação de materiais terceirizados.

Quer saber mais? Acesse o e-book sobre rastreabilidade de produtos para a saúde e confira sete dicas para otimizar a rastreabilidade em empresas de saúde.