Como implementar a gestão de mudanças na saúde e adaptar os processos

Para que ocorram mudanças organizacionais, mudanças individuais são primeiramente necessárias. Daí a importância da gestão de mudanças, a abordagem multidisciplinar que visa a implementar novidades amenizando os impactos na rotina dos colaboradores e nos negócios da organização. 

Em empresas da área de saúde é vital que ocorra uma transição suave, segura e eficaz na melhoria e adequação dos processos. Neste artigo, vamos mostrar como implementar a gestão de mudanças na saúde. 

Para isso, faremos uma abordagem estruturada em tópicos de modo a facilitar a compreensão como um todo.

Como implantar a gestão de mudanças

Confira a seguir um passo-a-passo de medidas a tomar para que a transformação pretendida ocorra sem prejuízos significativos para a operação.

Clareza sobre que o aprimorar

Identificar o problema, processo ou rota a ser aprimorada exige clareza e foco para tornar as metas executáveis dentro de um prazo estabelecido. 

Tão importante quanto fazer essa identificação é contar com o entendimento dos líderes, pois são eles os vetores que facilitam e promovem as mudanças.

Conte com os seus colaboradores

Informar colaboradores-chave sobre as mudanças pretendidas é um passo inteligente em direção a um resultado efetivo. 

Eles podem não só corroborar ou negar a validade da mudança pretendida, colocando na mesa suas expectativas e experiências, como também permitem uma prévia do nível de aderência à proposta, e de quanto trabalho será necessário para implementá-la.

Planeje a mudança

Com a mudança identificada e pré-avalizada, é hora de botar no papel, de forma detalhada e planejada, todo o itinerário de transformação. Isso contempla o objetivo, os recursos necessários, a definição das etapas, os custos, etc.

Procure sempre traçar um plano que preveja um processo suave em vez de mudanças bruscas. Desenhe o projeto de melhoria valorizando clareza das metas, ações necessárias, programas de incentivos, meios de mensuração e análises de resultado.  

Disponibilize recursos e meios de avaliação

Garantir os recursos necessários e os meios de avaliar o andamento do processo de mudanças é condição básica para o sucesso da empreitada. 

Adequação de infraestrutura, implementação de softwares, realização de cursos e treinamentos, análise de resultados por etapa, tudo isso exige planejamento financeiro apurado.

Comunicação eficiente

A liderança dos gestores de mudança e a consequente adesão dos colaboradores aos novos processos e rotinas dependem basicamente da maneira como é feita a comunicação interna. 

Identificar, planejar, montar o onboarding e executar o que foi proposto. entraves desnecessários em cada um desses itens podem surgir quando a comunicação deixa a desejar.

Importante: não apenas a comunicação de cima para baixo precisa ser clara e direta; colaboradores têm que se sentir acolhidos para manifestar frustrações, apontar erros e aplaudir o que já está dando resultado.

Comunicação é, portanto, o fio condutor na gestão de mudanças.  

Gestão de problemas e riscos

Se a mudança não provoca resistência na sua equipe, é simplesmente porque ela está sendo desnecessária. Desconforto, receios e inseguranças são consequências naturais de qualquer transformação, seja ela de ordem pessoal ou organizacional.

O que não pode haver é falta de estratégias para enfrentar esse efeito colateral de qualquer mudança. Para isso é fundamental a gestão de riscos. 

Preparar-se com antecedência para os problemas e resistências que certamente irão surgir no decorrer do caminho é condição sine qua non para o sucesso da empreitada. A dica é fornecer ferramental técnico e de recursos humanos para que os líderes possam enfrentar essa dor incontornável da melhor maneira possível.    

Comemore os pequenos e grandes sucesso

Motivação e engajamento são armas psicológicas extremamente necessárias, mas também volúveis. Por isso não deixe para comemorar os resultados apenas ao fim da transformação.

Cada etapa pode e deve ser celebrada. São momentos importantes para que líderes e colaboradores descarreguem a pressão decorrente de todo o processo, ao mesmo tempo em que avaliem o que foi realizado até o momento e renovem o compromisso como a meta final.

Revise e melhore

Uma das vantagens de contar com ferramentas de gestão corporativa dedicadas para empresas da área da saúde, como é o caso dos produtos e serviços da VISTO, é ter à disposição métricas e indicadores que norteiam todo o processo.

E não é só isso. Por mais bem planejada que possa ter sido a execução na gestão de mudanças, apenas com as melhorias já postas em práticas é que se torna possível checar se os objetivos foram de fato alcançados.

Além disso, ao acompanhar o desempenho do novo processo em questão, o gestor pode fazer ajustes de maneira mais imediata e eficaz, eliminando eventuais bloqueios e aparando arestas. 

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