Vantagens de usar um ERP

Quais são as 6 maiores vantagens de se ter um ERP?

Qualquer coordenador de área ou gestor do mundo corporativo sabe muito bem a quantidade de informações que faz parte da rotina diária dos setores de vendas, finanças, recursos humanos, estoque e por aí vai.

Lidar com todo esse fluxo de dados é um enorme desafio que faz pensar como isso era possível em priscas eras, quer dizer, a meros 30, 40 anos atrás, quando o mundo ainda era feito de papel.

No mundo de hoje, felizmente, só a tecnologia salva. Sistemas integrados de gestão, os conhecidos ERPs (Enterprise Resource Planning), são a melhor solução para o problema.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as maiores vantagens de se ter um ERP, a solução tecnológica que auxilia o gestor da empresa a melhorar processos internos, integrando as atividades de diferentes setores.

Conheça as vantagens de um ERP

De longe, a maior vantagem de se ter um ERP é transformar dados e informações corporativos em ativos valiosos. 

Uma plataforma integrada de gestão é a base para ajustar atividade, rotinas e processos, além de melhorar o aproveitamento de recursos e facilitar as tomadas de decisão.

Vamos listar a seguir, portanto, as 6 maiores vantagens do ERP:

Facilita o crescimento em escala

Aprimorar a estrutura da sua empresa de modo a acompanhar o crescimento dos negócios, sem perda da qualidade de gestão, é um dos grandes desafios do momento para qualquer empresa do mundo corporativo. 

A regra é simples. Quanto mais variáveis em jogo, o que inevitavelmente ocorre quando os negócios crescem, maior e mais abrangente é o controle necessário de gestores e chefes de setor. 

Isso pode ser feito de uma maneira harmônica e consistente por meio de softwares de ERP, que têm justamente na escalabilidade uma de suas principais vantagens. 

Com um sistema integrado de gestão, cada etapa, cada momento de vida da empresa, pode ser conduzida da melhor forma possível, sem comprometer os negócios.

Nem todas as empresas, por exemplo, precisam contar com softwares de relacionamento com o cliente – Customer Relationship Management (CRM). 

No entanto, a partir do momento em que a empresa cresce e o CRM é necessário, tudo fica mais fácil se a operação já contar com um ERP, que facilmente incorpora a nova função.

Segurança das informações

Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cujas multas podem chegar a 50 milhões de reais por infração, nada melhor do que ter uma plataforma que evita problemas do tipo, não é mesmo?

A centralização de informações e dados numa única plataforma, o ERP, facilita muito a segurança. Sem diferentes bancos de dados, gestores e profissionais de TI poupam esforços de proteção e anonimização, pois tudo está concentrado em um único repositório.

Como muitos ERPs são atualmente interligados a serviços em nuvem, a segurança pode ser reforçada com sistemas adicionais que promovam recursos como criptografia, backup contínuo e redundância.

Facilidade de acesso e flexibilidade

Acompanhar o fluxo de informações da empresa é uma função que faz parte da rotina de diversos profissionais corporativos, incluindo, por exemplo, os colaboradores do setor financeiro.

Isso fica muito mais fácil e seguro com aplicativos e dispositivos móveis interligados à plataforma ERP, permitindo o acesso remoto e o acompanhamento online das operações, sem prejuízos para a segurança e o negócio.

Ferramentas e soluções como essas são imprescindíveis hoje em dia, uma vez que ajudam o coordenador de área e o gestor na tomada de decisão.

Dinamismo é uma das maiores exigências do mercado no século 21. Portanto, agilizar decisões e identificar gargalos, a qualquer hora e de qualquer lugar, é um diferencial competitivo básico. 

Isso é ainda mais verdadeiro quanto maior o negócio em questão. Empresas com filiais, por exemplo, se beneficiam bastante da flexibilidade concedida pelo ERP. 

Integração de sistemas e redução de custos

Tempo é dinheiro, esse é o custo mais óbvio a ser reduzido com a implantação de uma plataforma ERP na sua empresa. Modernizar rotinas é um imperativo no mundo dos negócios.

Gargalos burocráticos comprometem a gestão. Justamente por solucionar problemas como esse é que sistemas integrados chegaram com tanta força ao mercado. 

Uma operação mais ágil e enxuta, focado no core business da empresa, é o objetivo de qualquer gestor vocacionado. Com o ERP, isso se torna praxe. 

Ao centralizar vários processos, atividades, rotinas, dados e informações, o ERP faz sobrar tempo e energia para a dedicação ao que é necessariamente importante.

Por exemplo, imagine que a sua empresa tenha um programa dedicado ao controle de estoque e outro software unicamente utilizado para organizar pedidos de clientes. Ou ainda um terceiro que funcione apenas para a gestão financeira.

Ora, essas três funções podem ser reunidas em um ERP, economizando recursos, tempo, energia e comunicação entre as áreas. 

Redução no tempo de resposta

O fluxo de informações é cada vez mais rápido e intenso no mundo corporativo. Quem não consegue lidar com isso, invariavelmente fica para trás.

Com plataformas de ERP, o tempo de resposta para clientes, fornecedores e colaboradores cai exponencialmente. É o dinamismo de que falamos mais acima. 

Padronização de dados

Sistemas diferentes numa mesma empresa implicam padrões distintos no fluxo de informações e dados. ERPs não têm esse problema.

Como a plataforma integra diversas áreas, tudo fica dentro do mesmo parâmetro, facilitando a visualização e compreensão dos colaboradores, o que por sua vez impacta diretamente na produtividade e eficiência da operação.

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