Sell out para fornecedores: como usar essa estratégia para aumentar as vendas?

19 de julho de 2024
homem no escritório observando métricas no computador
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Sell out para fornecedores é uma estratégia fundamental para um planejamento efetivo de estoque e da cadeia de distribuição. Quando aplicado, o sell out impacta diretamente nas vendas, isso porque conduz à compreensão de quais produtos são mais procurados, de modo a aproveitar ao máximo o estoque disponível.

Um bom gestor é aquele que consegue ir além de um acompanhamento superficial dos números do sell out, mas conta com a capacidade de ter uma visão geral de todo o processo, de modo a acompanhá-lo com certa proximidade.

Neste artigo, entenderemos o que é sell out, quais são as vantagens da aplicação e os impactos nas vendas. Boa leitura!

O que é sell out?

Sell out é um termo próprio do marketing promocional e de vendas, que designa aquelas vendas realizadas diretamente para o consumidor. Na gestão de uma empresa, o volume de sell out deve ser acompanhado com bastante cuidado.

Dados são fundamentais para definir e orientar estratégias. Quando não há análise desses dados com afinco, há uma deficiência na condução das táticas de venda e no relacionamento com parceiros.

No sell out, especialmente, importam dados como data da compra, quantidade e características do produto. A partir dessas informações, é possível garantir uma disponibilidade perene dos produtos ao cliente.

Quais as vantagens do sell out?

Existe uma diferença conceitual entre sell out — conceito já explorado — e sell in. Este último diz respeito à comercialização entre empresas e distribuidoras. Na linguagem mais popular, o sell in é conhecido como B2B (Business To Business), ou seja, a venda entre empresas.

Sell out, portanto, é a venda para o consumidor final. Os dois processos, no entanto, não são excludentes. Imagine o seguinte cenário: um fabricante vende para um distribuidor (sell in) que, em seguida, vende para o consumidor final (sell out). Neste caso, os dois processos aconteceram em sequência.

Conheça, a seguir, as vantagens do sell out:

Maior integração entre os envolvidos

O sell out permite uma integração maior entre os agentes envolvidos em todo o processo de compra e venda. Isso é uma condição para que tudo ocorra com bastante fluidez e inteligência, sempre a partir das demandas.

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Melhoria de produtos

A partir de uma análise das vendas e do comportamento de compra do consumidor, é possível perceber o padrão de consumo e as tendências que podem ser aproveitadas em prol de um sucesso comercial mais efetivo.

Isso é executado a partir da análise de dados, que mensura os principais indicadores de venda dos distribuidores, identificando como a performance individual de cada produto se comporta e como isso pode ser útil para otimização das vendas.

Na prática, os dados de sell out são associados a hipóteses, validadas a partir da análise crítica de outros dados e aplicação prática dessas mesmas hipóteses. Os principais beneficiados, dentro de todo esse processo, são justamente os setores de marketing e vendas, que estão diretamente ligados à performance dos produtos.

Há, ainda, um impacto na qualidade dos produtos, já que os dados podem servir para melhorar os produtos.

Otimização das formas de pagamento

Há um impacto direto na dinâmica das formas de pagamento quando o sell out é utilizado estrategicamente. Isso porque a lógica de pagamento muda, uma vez que o comum é haver um pagamento entre comprador e distribuidor somente na compra de grandes volumes, no atacado.

Quando o sell out recebe o foco de uma empresa, o pagamento acontece a partir da venda de um volume menor de produtos conforme a demanda necessária. Dessa forma, toda a dinâmica do processo de compra e venda é alterada, de modo que todos são beneficiados.

Gerenciamento de estoque inteligente

O sell out para fornecedores também permite uma gestão mais inteligente do estoque, o que é fundamental para garantir resultados mais satisfatórios na perspectiva econômica. Quando o estoque não é corretamente gerenciado, poderá faltar o produto para venda ou, então, ser utilizado espaço em excesso, causando inclusive desperdícios.

Através dos dados do sell out, somado à inteligência estratégica, o distribuidor conseguirá manter um número ideal de produtos no estoque. Isso significa definir um mínimo necessário para não haver falta, bem como um máximo para não ocorrer excesso.

Além disso, as compras serão realizadas somente a partir da real necessidade de reposição do estoque. Isso impacta na economia da empresa, que não precisará gastar em excesso.

Visão abrangente

Dados ajudam a expandir a visão dos processos. Através da transformação digital, novos canais de venda acabam surgindo. Com isso, há uma necessidade especial de conseguir analisar tais canais.

Como conseguir observar com amplitude as vendas e seus processos em canais distintos como lojas virtuais, marketplaces, aplicativos e lojas físicas? Isso só é possível através de um acompanhamento próximo dos dados.

O sell out ajuda com isso, o que é fundamental para o sucesso comercial, já que pode haver uma otimização das estratégias de distribuição, precificação e promoção.

Como o sell out aumenta as vendas?

A partir das vantagens do sell out já é possível inferir de que modo essa estratégia impacta diretamente nas vendas. No entanto, para clarificarmos ainda mais, vale a pena citar alguns impactos diretos do sell out no aumento das vendas.

Em primeiro lugar, uma visão estratégica amplificada dos distribuidores permite tomar decisões mais assertivas e comercialmente positivas. Além disso, a otimização do processo de vendas passa a ser uma realidade cada vez mais prática e com resultados.

A gestão de estoque também melhora, já que será possível comprar um volume de produtos que corresponda exatamente às necessidades comerciais, evitando gasto excessivo ou falta no estoque.

Conclusão

Neste artigo, entendermos melhor como o sell out para fornecedores impacta nas vendas. Em primeiro lugar, definimos sell out como um termo próprio do marketing promocional e de vendas que designa aquelas vendas realizadas diretamente para o consumidor

Entre as vantagens, destacamos:

  • maior integração entre os envolvidos;
  • melhoria de produtos;
  • otimização das formas de pagamento
  • gerenciamento de estoque inteligente;
  • visão abrangente.

Vimos, por fim, os impactos do sell out nas vendas.

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