Segurança de dados para o cliente: por que se preocupar com isso?
A segurança de dados para o cliente não é mais um assunto opcional para empresas de saúde. Cada vez mais, as pessoas estão conscientes da necessidade de proteger seus próprios dados, exigindo das empresas ações práticas nesse sentido.
Essa realidade fica ainda mais evidente quando olhamos para a legislação. Nos últimos anos, a Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD) entrou em vigor, obrigando legalmente as empresas a adotarem uma série de procedimentos que garantem a inviolabilidade das informações dos clientes.
O que é a segurança de dados?
Segurança de dados é uma preocupação das empresas em adotar medidas que garantam que os dados e informações dos clientes não sejam utilizados para nenhum fim, exceto para o qual originalmente houve o colhimento.
Essa preocupação com segurança, naturalmente, assume formas práticas através de processos e ferramentas utilizados. Com instituições de saúde, todo esse esforço não pode ser menor que em outras empresas. Na verdade, deve haver uma preocupação extra para que dados dos pacientes não sejam acessados ou roubados por hackers.
Por que é importante manter a segurança de dados dos clientes?
Uma empresa de saúde deve conseguir transmitir confiança para os pacientes. E confiança é algo que é muito mais fácil perder do que ganhar. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar que ocorram problemas relacionados ao vazamento de dados.
Além do impacto na confiança, não se preocupar com a segurança de dados para o cliente também pode gerar prejuízos financeiros, uma vez que, a depender do volume e do tipo do dado vazado, o cliente pode exigir ressarcimentos financeiros na justiça.
Confira, a seguir, algumas das razões pelas quais a preocupação com a segurança dos dados é fundamental para instituições de saúde:
Diminui hackers maliciosos
Existem pessoas mal-intencionadas nas redes, que dedicam tempo e esforço para violar sistemas e servidores das empresas, de modo que consigam roubar os dados. A razão para isso é muito diversa: enquanto alguns roubam dados para tentar vendê-los novamente para a empresa depois, outros o fazem para utilizar as informações para os mais diversos fins.
Essas pessoas que roubam dados são os famosos hackers (que podem utilizar, inclusive, ransomwares). Para impedir que haja invasões do gênero, é necessário investir em sistemas de segurança e criptografia. O investimento vale a pena, sobretudo quando considerado os prejuízos causados por invasões.
Controle maior sobre o acesso a informações
A desproteção dos dados aumenta à medida que há um aumento no número de pessoas com acesso a esses dados. O primeiro passo para garantir a inviolabilidade dos dados é fazer com que apenas as pessoas certas acessem determinadas informações.
A segurança de dados limita o acesso aos arquivos, tornando-os acessíveis somente àqueles níveis de gestão ou setores que precisam desse acesso. Para implementar isso na prática, é necessário contar com tecnologia especializada.
Boa imagem no mercado
Se uma empresa, mesmo da área de saúde, sofre com vazamentos constantes de dados, a reputação mercadológica fica comprometida. O contrário também é verdadeiro: investir na segurança de dados para o cliente significa manter uma boa imagem para o mercado.
Essa boa imagem é fundamental para auxiliar durante o processo de decisão de algum potencial cliente. Quando uma empresa é marcada por episódios negativos com relação à segurança de dados, as pessoas tendem a fugir de qualquer trato comercial.
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Cultura entre os funcionários
A proteção aos dados gera impactos até mesmo na cultura da empresa. Quando existem processos e soluções utilizados com foco em garantir a integridade das informações dos clientes, os próprios colaboradores passam a adotar uma postura mais séria neste assunto.
Na perspectiva da cultura, proteger os dados passa uma mensagem muito clara: a de que as informações dos clientes são importantes e merecem cuidado. Com isso, estimula-se uma postura mais protecionista com relação ao cliente ou paciente.
Cumprimento da LGPD
Além de tudo isso, pensar na segurança de dados do cliente é sinônimo de cumprimento da já citada LGPD na empresa. Os princípios desta lei garantem proteção dos dados, apesar de no material jurídico não haver uma clareza com relação aos instrumentos que devem ser utilizados.
Um dos pilares da LGPD diz respeito à finalidade: sempre que um dado for coletado, o cliente precisa ter muito claro para qual finalidade isso está sendo feito. Portanto, há uma proibição expressa de que os dados sejam usados para fins distintos daquele determinado originalmente.
Desafios da segurança de dados na saúde
A área da saúde não pode deixar de se preocupar com a segurança de dados para o cliente. No entanto, é significativo observar que existem particularidades muito interessantes neste setor que podem atrapalhar a implementação de medidas de segurança.
Em primeiro lugar, a maior barreira está relacionada à falta de conhecimento. Poucos gestores sabem da importância de investir em segurança de dados. Outros, pensam que esse tipo de medida é exclusivo de outros mercados.
Confira, a seguir, alguns outros desafios da segurança de dados na saúde:
Aumento no número de dispositivos
O crescimento da variedade do número de dispositivos utilizados pelas pessoas é uma dificuldade para a segurança de dados. Isso porque cada dispositivo tem uma tecnologia própria. Conseguir gerenciar uma cada vez maior diversidade de tecnologias é um desafio para a segurança das informações.
Ferramentas colaborativas
Ferramentas colaborativas são aquelas plataformas utilizadas para envio e troca de informações. Pode ser, por exemplo, um Google Drive ou um WeTransfer. O problema de ferramentas do gênero é que nem todas apresentam recursos de segurança satisfatórios. Com isso, ao realizar a troca de arquivos, é possível estar abrindo brechas para a invasão de hackers.
Insegurança de redes pessoais
Não existem mais redes corporativas totalmente isoladas. É comum, por exemplo, a realização de reuniões ou o envio e recebimento de arquivos com pessoas que estão em outros locais fora daquela rede.
Isso é positivo no sentido de termos uma troca de informação cada vez mais rápida. Em contrapartida, as redes pessoais representam um risco para a segurança, já que não contam com todas as camadas de segurança que uma rede corporativa pode oferecer.
Identificação de ameaças
Nem sempre a identificação de ameaças é feita com facilidade. Por vezes, os recursos de segurança utilizados são escassos e deixam passar muita coisa. Para evitar isso, é preciso investir em um sistema de segurança abrangente, que impeça a vulnerabilidade.
Conclusão
Neste artigo, aprofundamos no conceito de segurança de dados, definindo-a como uma preocupação das empresas em adotar medidas que garantam que os dados e informações dos clientes não sejam utilizados para nenhum fim, exceto para o qual originalmente houve o colhimento.
Além disso, destacamos algumas das vantagens da preocupação com essa segurança, bem como os principais desafios que o setor de saúde enfrenta neste assunto.
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