Contar com um ERP é fundamental para instituições de saúde, já que, através de sistemas do tipo, são integradas as tarefas e funções relacionadas à gestão, garantindo uma maior eficiência para os processos. Nesse sentido, o módulo PCP entra em cena com protagonismo.
O Plano de Controle de Produção, abreviado pela sigla PCP, se aproveita dos dados e informações para alcançar maior eficácia em todos os processos. Se você deseja entender como o ERP da Visto Sistemas impacta na produção na área de saúde, fique conosco até o final.
Boa leitura!
A Visto Sistemas
A Visto Sistemas é uma empresa que promove tecnologia para a área da saúde. Originalmente, nasceu da fusão de outras duas empresas, a VM System e Callisto. Desde então, tem oferecido soluções na área de segurança sanitária e tecnologia.
Atualmente, a organização é referência no fornecimento de tecnologia na área de saúde, construindo produtos com foco nas principais dores e necessidades do setor, de modo a facilitar o acesso à tecnologia para as instituições.
Com sede em Florianópolis (SC) e em Campinas (SP), a Visto conta com mais de 100 colaboradores e mais de 700 clientes atendidos. Entre os produtos oferecidos estão duas plataformas de ERP, soluções para a gestão da qualidade e aplicativos que auxiliam na rotina diária de negócio.
Módulo PCP da Visto Sistemas
O PCP parte da descrição dos produtos e processos que envolvem a atuação de instituições hospitalares e de saúde. Por isso, a execução deve seguir uma série de seis etapas, descritas a seguir:
- Previsão de demanda: consiste em definir quanto de cada produto será necessário ao período. Essa definição ocorre a partir de dados históricos;
- Capacidade de produção: em seguida, deve ser definido se há capacidade para produzir a demanda prevista ou não. Se não houver essa capacidade, medidas devem ser tomadas;
- PAP: em terceiro lugar, o Planejamento Agregado de Produção fala do como a instituição irá conseguir produzir o volume de produção exigida;
- PMP: depois, o Plano Mestre de Produção levanta o que será necessário para execução do plano de produção a curto prazo;
- PDP: já a Programação Detalhada de Produção diz respeito àquelas necessidades para a produção diária;
- Controle de produção: por fim, o controle de produção se dedica a acompanhar o ciclo de produção, garantindo que tudo seja executado.
Por isso, o módulo PCP da Visto Sistemas conta com diversas funcionalidades. Conheça-as a seguir:
Ferramentas de automatização de processos
Ao utilizar o módulo PCP da Visto Sistemas, o gestor em instituições de saúde conseguirá automatizar alguns dos processos, alcançando resultados muito mais efetivos e eficazes. Dentre essas ferramentas, é possível destacar:
- ficha técnica dos produtos;
- calendário de produção;
- parametrização simplificada.
Gestão da produtividade
O módulo PCP também auxilia diretamente na gestão da produtividade, que consiste em aplicar algumas práticas que otimizam a administração, a produtividade e o acompanhamento de metas estabelecidas.
De forma prática, as ferramentas presentes para a gestão da produtividade são:
- cadastro de defeitos;
- origem do defeito;
- fases de fabricação;
- métodos;
- processos de fabricação.
Além de tudo isso, a produtividade também comporta a gestão de tarefas e de equipes, bem como o acompanhamento do fluxo de trabalho. A identificação de ações positivas também integra a gestão da produtividade, bem como o mapeamento de defeitos.
Programação das ordens de produção
Para quem está imerso na realidade de instituições de saúde, sobretudo na produção, sabe que realizar a programação das ordens de produção é uma preocupação frequente. O módulo PCP consegue promover justamente isso, tendo por base o estoque mínimo.
Entre as ferramentas que realizam isso, é possível destacar:
- programação das ordens de produção baseada no estoque mínimo;
- controle de produção por turnos;
- controle de produção por máquina;
- rastreabilidade de produtos por lotes produzidos.
Recursos extras
Por fim, existem outros recursos que fazem muito sentido para a produção em instituições de saúde. O módulo PCP conta com funcionalidades extras, dentre as quais podemos destacar:
- inspeção da produção, que permite informar, na entrada de produção, uma quantidade reprocessada do produto final;
- processo de planejamento de serviços;
- planejamento de pedidos com uso de questionário;
- programação de produção — MRP.
3 vantagens do módulo PCP da Visto
O módulo PCP da Visto Sistemas conta com todas as funcionalidades acima descritas e, por isso, gera vantagens bastante significativas para instituições de saúde:
Planejamento de Produção
Com o módulo PCP, é possível planejar a produção, integrando as mais diversas áreas, como comercial e suprimentos, além de facilitar a previsão de matérias-primas no estoque a partir da quantidade necessária. Quando não há quantidade suficiente no estoque, o sistema realiza uma nova requisição automaticamente.
Priorização conforme demanda
O módulo PCP ainda gera uma vantagem fundamental para instituições de saúde, que é justamente a priorização a partir da demanda, facilitando com que o operador escolha quais atividades devem ser priorizadas, a partir de análises sobre a quantidade de estoque e necessidade de entrega dos itens.
Visão geral da produção
Por fim, o módulo também permite proporcionar uma visão geral da produção, ou seja, dá um overview de tudo aquilo que está em produção, o que foi cancelado, o que foi finalizado, o que está em inspeção e aquilo que está pendente.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre o Módulo PCP da Visto Sistemas. Entre as funcionalidades do sistema, destacamos:
- ferramentas de automatização de processos;
- gestão da produtividade;
- programação das ordens de produção;
- recursos extras.
Por fim, apresentamos as três vantagens do módulo PCP da Visto, sendo:
- Planejamento de produção;
- Priorização conforme demanda;
- Visão geral da produção.
Que tal aproveitar todas essas funcionalidades e vantagens em sua empresa? Conheça o ERP da Visto Sistemas e agenda a sua demonstração.