Falar de ERP e planejamento estratégico é um assunto cada vez mais relevante para as empresas. Essa importância está relacionada à necessidade de tomar decisões mais assertivas para o negócio.
A associação entre esses dois tópicos é relevante para gestores que precisam de dados que ajudem no processo de tomada de decisão. À distância, pode parecer não haver uma ligação entre ERP e planejamento estratégico.
Neste artigo, vamos compreender o que é o ERP, bem como investigaremos a ligação com a gestão e o planejamento estratégico nas empresas, e a forma como tudo isso impacta em todo o negócio.
Boa leitura!
Qual a importância do ERP para as empresas?
ERP é uma sigla para a expressão inglesa Enterprise Resource Planning. Em português, podemos compreender essa expressão como Planejamento dos Recursos da Empresa. Aqui fica evidente que há uma relação entre o ERP e o planejamento estratégico.
No ambiente corporativo, o ERP é geralmente citado como Sistema de Gestão Empresarial. Esse processo é comumente realizado por meio de softwares. A importância disso está relacionada na capacidade de gerenciamento empresarial, tocando as mais diversas áreas da organização, como finanças, qualidade, vendas e suprimentos.
Não é incomum que cada uma dessas áreas tenha seus próprios softwares. Isso pode gerar muitos problemas. O ERP é um modo de centralizar tudo isso.
6 vantagens do ERP no planejamento estratégico
A falta de organização da empresa, bem como a dificuldade de ordenar as informações das mais diversas áreas, pode ser responsável pela perda de oportunidades valiosas de negócio.
Essa mesma realidade pode gerar, ainda, a entrega de produtos e soluções sem aquela qualidade originalmente pretendida. Outra consequência possível de se observar é a ausência de integração entre os mais diversos setores.
Tudo isso compromete o funcionamento da empresa, prejudicando os resultados em todos os aspectos, inclusive financeiros. Fica evidente, portanto, que é preciso encontrar um caminho para resolver todos esses pontos de atenção levantados acima.
O ERP cumpre esse papel. Conheça, a seguir, as vantagens do ERP no planejamento estratégico organizacional:
Gestão facilitada das Informações
Conforme uma empresa cresce, o volume de informações geradas também cresce exponencialmente. Como os gestores podem lidar com essas informações sem que nada se perca no caminho?
É uma tarefa verdadeiramente impossível se não for utilizado um ERP, que consegue centralizar todos os dados e informações relevantes à realidade da empresa. Além da centralização, a gestão é beneficiada porque é possível controlar quem tem acesso a determinados tipos de informação.
Também impede a exclusão ou perda de dados importantes, a duplicação e a falta de atualização. Este último elemento chama a atenção: as pessoas envolvidas nos processos poderão ter a certeza de que estão em contato com os arquivos mais recentes.
Informação mais acessível
Por vezes, na ausência de mecanismos de controle de acessos a certas máquinas ou pastas, o gestor é obrigado a esconder dados sigilosos, comprometendo também o acesso por parte dos colaboradores de informações válidas, ou liberar o acesso de certos colaboradores a informações que não deveriam ser conhecidas.
<<<Leia mais: Série [Ciclo PDCA na saúde] Plan e Do – Foco em planejamento e ações >>>
Os dois casos revelam um problema sério de segurança e acessibilidade dos dados. Com um ERP, o planejamento estratégico e a gestão deixam de contar com tais problemas, uma vez que é possível controlar exatamente quem pode ou não acessar determinados materiais.
Isso é feito pela definição de níveis de acesso ou responsabilidades, configurando cada arquivo para acessos específicos.
Facilidade nas integrações
Empresas que enfrentam crescimento e necessitam aumentar o número do pessoal nas equipes encaram um problema: a dificuldade de integrar as mais diversas áreas. Frequentemente, cada equipe passa a viver em seu mundo próprio, sem uma interconexão de dados e estratégias.
O ERP pode reverter essa situação, já que une, em um só lugar, todas as informações dos mais diversos setores e áreas. Para o planejamento estratégico, isso é fundamental, uma vez que a assertividade se torna mais possível.
O acesso mais amplo aos dados também permite que gestores e pessoas envolvidas no planejamento estratégico consigam identificar caminhos de potencial maior sucesso.
Segurança das informações
Um ERP também conta com diversos recursos de segurança que ajudam a impedir o vazamento de dados e invasões hackers. Isso é mais do que fundamental para conseguir garantir a segurança das informações.
Existem riscos reais para as empresas, hoje. É crescente os casos de empresas que são vítimas de hackers que roubam dados e depois tentam extorquir a empresa para que esta última recupere as informações.
O ERP é sinônimo de uma segurança maior para as empresas, evitando que situações como as descritas acima ocorram.
Melhora da tomada de decisão
Um gestor está a todo momento sendo exposto à necessidade de tomar decisões. Algumas não exigem muito esforço intelectual, basta usar o sentimento e a expertise para perceber quais são os melhores caminhos.
Há, no entanto, algumas decisões estratégicas que exigirão o contato aprofundado com os dados e uma análise pormenorizada de todas as nuances que envolvem a empresa. O ERP é um método de reunir todas essas informações de forma segura e rápida, permitindo decisões coerentes.
Automatização
Por fim, vale a pena destacar que o ERP consegue automatizar alguns processos empresariais. Essa é uma das principais razões que levam as empresas a adotarem o ERP para realizarem a gestão dos processos.
Não é possível cravar uma lista oficial daqueles processos que podem ser automatizados, uma vez que cada realidade é uma realidade. Para escolher quais áreas automatizar em sua empresa com o auxílio do ERP, é necessário analisar diversos fatores e tomar a decisão conjuntamente com a equipe e outros gestores.
Conclusão
Neste artigo, entendemos melhor sobre o ERP e sua importância para o planejamento estratégico de uma empresa. Vimos, ainda, as principais vantagens que as empresas gozam ao aproveitar desse sistema. Relembre essas vantagens a seguir:
- Gestão facilitada das informações
- Informação mais acessível
- Facilidade nas integrações
- Segurança das informações
- Melhora da tomada de decisão
- Automatização
Gostou do nosso conteúdo? Continue a saber mais: baixe gratuitamente o Guia ERP para a gestão fiscal na área da saúde.