A gestão de qualidade é uma das principais preocupações das organizações que buscam adequar-se às normas legais ou entregar produtos e serviços de maior qualidade para os clientes.
Por isso, algumas soluções são essenciais para garantir que essa missão seja levada a cabo, como é o caso dos treinamentos constantes para a equipe ou, para as empresas mais abertas à tecnologia, automatizar gestão de qualidade.
Neste artigo vamos refletir sobre esse último assunto, entendendo sua definição, importância e, por fim, os benefícios que podem ser experimentados pelas gestões.
Para saber tudo sobre automatizar gestão de qualidade, fique conosco até o final.
Boa leitura!
O que é automação da gestão da qualidade?
Automatizar gestão da qualidade consiste justamente em utilizar sistemas que conseguem desenvolver a gestão da qualidade com mais eficiência, diminuindo a necessidade de mão-de-obra humana.
Resumidamente, a gestão da qualidade é uma estratégia de proporcionar uma visão integral da empresa, sempre de acordo com alguns princípios definidos legalmente, normativamente ou por convenção.
Ao definir o que é gestão da qualidade, podemos pensar em seus oito pilares e fundamentos:
- foco no cliente;
- liderança;
- envolvimento de pessoas;
- abordagem de processo;
- abordagem sistemática da gestão;
- melhoria contínua;
- abordagem factual para a tomada de decisões;
- relações benéficas com fornecedores.
Automatizar gestão de qualidade é justamente permitir que um software realize as principais etapas dessa gestão.
Qual a importância de automatizar a gestão da qualidade?
Enquanto a gestão da qualidade permite que a empresa alcance níveis de excelência mais elevados (inclusive na produtividade), bem como consiga atender as normas legais, automatizar gestão de qualidade pode impactar a organização em diversos outros aspectos.
O primeiro aspecto a ser particularizado é a redução de custos. Ora, a partir do momento que a automatização começa a funcionar, é natural que os custos envolvidos na gestão da qualidade diminuam, otimizando o orçamento.
E se retrabalho é um pesadelo das empresas, com a automatização isso acaba, já que todo processo será desenvolvido com uma excelência maior, evitando que certas tarefas precisem de refação.
6 benefícios de automatizar a gestão da qualidade
Automatizar gestão da qualidade também supõe uma série de benefícios que ajudam bastante a empresas e organizações terem processos muito mais eficientes, diretos e positivos para a organização.
Esses benefícios são experimentados em todos os tipos de mercados e setores, no entanto, há um em que isso se destaca: a saúde. A gestão da qualidade na saúde representa um avanço gerencial, e a automação é importantíssima para garantir os melhores indicadores.
Conheça, nos parágrafos a seguir, alguns dos benefícios de automatizar gestão da qualidade:
Centralização de dados
Os dados são essenciais para as gestões contemporâneas. São eles os motores das decisões e os grandes motivadores de mudanças e ações com verdadeiro resultado.
Por isso, centralizá-los é uma ação estratégica essencial para permitir uma visualização integral das informações, permitindo tomadas de decisão mais inteligentes e efeitos mais positivos na gestão da qualidade.
Nesse sentido, automatizar gestão da qualidade é uma ferramenta poderosa para centralizar esses dados e permitir ações mais diretas. Isso ocorre, sobretudo, pela facilidade de emissão de relatórios e também pela agilidade no acesso aos dados.
Atendimento online e descentralizando
Automatizar gestão de qualidade também permite uma gestão de SAC mais eficiente, de modo que o cliente é beneficiado com um atendimento com maior velocidade, o que é extremamente positivo para a reputação da empresa.
Em alguns produtos disponíveis do mercado, como o Vigix, da Visto Sistemas, a solução multiplataforma é um grande diferencial, já que permite acompanhar toda a gestão de qualidade de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
Isso inclui, naturalmente, a gestão de SAC.
Software responsivo
Ainda no que diz respeito à capacidade de adequar-se às várias plataformas, muitas das soluções disponíveis são responsivas, o que garante um acompanhamento da gestão mesmo de telas menores, ou seja, de celulares.
Hoje em dia, cada vez menos pessoas estão passando horas e horas na frente de um computador, já que a possibilidade de realizar as principais atividades pessoais e profissionais pelo celular é crescente.
Com a gestão da qualidade não é diferente. No transporte de um lugar para outro, no Uber, na fila do restaurante ou na ponte aérea, em todos esses locais será possível acompanhar em detalhes os indicadores e informações da gestão.
Relatórios customizados
Automatizar gestão da qualidade também permite a geração e emissão de relatórios customizados, essenciais para acompanhar com maior proximidade a evolução dos processos e, sobretudo, a performance da qualidade como um todo.
É possível, ainda, definir KPIs, ou seja, indicadores-chave de performance, de modo acompanhar essa evolução com um maior detalhamento, bem como permitindo a identificação de alguma anomalia que precise de alguma resposta imediata.
Os relatórios são positivos, também, para conseguir comprovar a eficiência da gestão da qualidade para outros gestores, bem como mostrar a eficácia da automação executada.
Controle de prazos e metas
A definição de KPIs é só a ponta do iceberg das possibilidades envolvidas com a automatização da gestão da qualidade. É possível, também, estabelecer metas e prazos que considerem não apenas a realidade atual da instituição, mas também as perspectivas de futuro.
Esse controle de prazos e metas só é possível através de um serviço de automação, já que executar essas mesmas tarefas manualmente representaria uma complexidade de trabalho que é inviável para a maior parte das empresas.
Acompanhamento dos indicadores
O acompanhamento próximo dos indicadores é uma realidade possível graças exclusivamente ao serviço de automação. O gestor poderá, por exemplo, definir quais são os indicadores que precisam evoluir em determinado período.
Além dessa necessidade de evolução, deve ser estabelecido também a quantidade ou porcentagem de crescimento pretendido. O software dará à gestão uma ferramenta única para verificar, em tempo real, se os indicadores estão crescendo como pretendido ou não.
Conclusão
Neste artigo entendemos o que é automação da gestão da qualidade, compreendida como sistemas que conseguem desenvolver a gestão da qualidade com mais eficiência e automaticamente.
Conhecemos, ainda, a importância dessa automação e os seis principais benefícios para as empresas.
No desenvolvimento do texto, deixamos claro que diversos setores podem ser beneficiados com a automação da gestão da qualidade, mas é sobretudo na área de saúde que os impactos são mais positivamente sentidos.
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