Ir para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Soluções
    • ERP Visto
    • Visto Web
    • VIGIX
  • Segmentos
    • Distribuidoras
    • Importadoras
    • Prestadores de Serviços
    • Fabricantes
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Materiais
Menu
  • Quem Somos
  • Soluções
    • ERP Visto
    • Visto Web
    • VIGIX
  • Segmentos
    • Distribuidoras
    • Importadoras
    • Prestadores de Serviços
    • Fabricantes
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Materiais
Sou cliente
Quero conhecer
Gestão de Empresas da Área da Saúde, Suprimentos OPME

Ausência de material consignado: qual a melhor forma de comunicar o cliente?

19 de julho de 2024
Empresário sério procurando dados com seu colega por perto
Compartilhar |

Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que empresas consigam sobreviver ao mercado. Isso inclui, naturalmente, as empresas fornecedoras de material hospitalar. Esse relacionamento, no entanto, deve ser especialmente cuidado e zelado quando ocorre a ausência de consignado.

Nestas ocasiões, é fundamental garantir que o imprevisto seja corrigido. Quando não há essa possibilidade e o cliente será negativamente impactado, será preciso encontrar um modo de comunicar-se com ele, negociando as medidas a serem tomadas, de modo a mitigar os efeitos e manter a boa reputação do fornecedor no mercado.

Neste artigo, mostraremos a importância de uma gestão de materiais consignados, bem como o que deve ser feito nos casos em que estes materiais estão faltantes. Boa leitura!

O que é a gestão de material consignado?

A gestão de material consignado é o ato de garantir, por parte do fornecedor, que os produtos solicitados pelo cliente serão entregues efetivamente e em tempo hábil. Por isso, planejamento e organização são os alicerces fundamentais da gestão de material consignado.

Essa gestão consegue garantir que os produtos não enfrentem falta no estoque, de modo que a ausência de material consignado não seja sequer uma remota ameaça. De forma prática, esse forço todo envolverá o treinamento adequado das equipes e o uso de softwares especializados.

O modelo de consignação é extremamente vantajoso para hospitais e fornecedores. No entanto, se a falta se torna frequente, este modelo de negócio pode tornar-se inviável para alguns clientes.

Qual a importância de uma boa relação com o cliente?

O relacionamento com o cliente é fundamental para o fornecedor de materiais consignados. Isso porque, embora a ausência de consignado não seja desejável, imprevistos podem ocorrer e será preciso lidar com essa situação.

Quando há um bom relacionamento entre fornecedor e cliente, será mais fácil realizar a comunicação de falta de determinado produto. No entanto, nos casos em que esse relacionamento não é saudável, a hostilidade por parte do cliente pode gerar prejuízos financeiros para o fornecedor, uma vez que, segundo a legislação, o consumidor pode exigir a entrega do produto mesmo quando não há estoque.

Por isso é fundamental saber lidar com a ausência de consignado. Com ou sem um bom relacionamento entre as partes, o fato é que o cliente jamais irá gostar de não receber aquilo que pediu. Um ERP é uma maneira eficiente de gerir o estoque para impedir faltas.

5 dicas para lidar com a ausência de consignado

Existem algumas boas práticas que, quando aplicadas, ajudam fornecedores a estabelecer uma comunicação positiva com o cliente, de modo a encontrar soluções que não geram prejuízos a nenhum dos lados (ou, quando isso não for possível, garantir o menor impacto possível para ambos).

Confira, a seguir, algumas dessas boas práticas:

Bom diálogo

O primeiro passo está no estabelecimento de um bom diálogo entre as partes. Esse diálogo tem, em primeiro lugar, um caráter relacional, ou seja, é fundamental que as pessoas envolvidas no contato entre fornecedor e cliente tenham uma boa relação.

Por isso, essa intermediação deve ser feita por pessoas com temperamento mais extrovertido e com facilidade para criar amizades.

Em segundo lugar, o diálogo deve ter um caráter técnico, ou seja, faz parte do bom diálogo ter canais efetivos para a comunicação. Pode ser, por exemplo, um grupo no WhatsApp que reúna as partes, ou até mesmo a centralização das informações no e-mail.

Dizer a verdade

Em segundo lugar, é fundamental que os fornecedores treinem suas equipes para sempre falar a verdade para o cliente. Diante da ausência de consignado, o constrangimento de ter de informar a falta dos produtos pode levar algumas pessoas à tentação de mentir sobre o que realmente aconteceu.

Inevitavelmente, no entanto, acontecerá que em algum momento a verdade aparecerá, e os efeitos de uma mentira flagrante serão muito mais negativos para o fornecedor do que ter de encarar as consequências de uma verdade dita no momento que o problema aparecer.

Conferência

A próxima boa prática diz respeito a uma questão de processos operacionais. A conferência dos produtos entregues deve ocorrer sempre que o fornecedor deixar algum material junto ao cliente. Essa conferência é fundamental para garantir que as incongruências sejam identificadas com antecedência.

Além disso, a conferência também deve acompanhar a preparação da equipe para comunicarem qualquer tipo de problema com prontidão, garantindo que o cliente tenha ciência do problema enfrentado e identificado.

Tenha os passos todos muito bem definidos

Criar processos e fixá-los como modus operandi das equipes é fundamental para evitar erros. Quando isso é aplicado, a ausência de consignado será diretamente mitigada, uma vez que as arestas que podem gerar erros nos processos estarão todas devidamente aparadas.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, é importante ressaltar a necessidade de contar com o apoio da tecnologia para realizar a gestão de consignados e evitar as faltas. Um software que realize a gestão de estoque, por exemplo, permitirá um controle mais dedicado e rigoroso do estoque atual e das entradas e saídas.

No caso de materiais hospitalares, a gestão de consignados é um item que merece especial atenção. Existem, no mercado, diversos ERPs que permitem uma gestão mais eficiente, como o ERP da Visto Sistemas.

Conclusão

Neste artigo, entendemos que a ausência de consignado é um problema que precisa ser encarado com coragem e muita honestidade. Vimos que a gestão de material consignado é o ato de garantir, por parte do fornecedor, que os produtos solicitados pelo cliente serão entregues efetivamente e em tempo hábil.

Essa gestão, bem executada, impedirá que as faltas aconteçam. No entanto, caso imprevistos apareçam, será preciso tomar medidas para lidar com isso. O bom relacionamento construído entre fornecedor e cliente é fundamental para que o processo seja o menos danoso possível para o fornecedor.

Além disso, algumas boas práticas ajudam a lidar com a ausência de consignado. Listamos cinco, a saber:

  1. bom diálogo
  2. dizer a verdade
  3. conferência
  4. passos bem definidos
  5. uso da tecnologia

Gostou do nosso conteúdo? Aprofunde ainda mais em nosso manual gratuito sobre gestão de material consignado, onde apresentamos o modo de controlar todos os processos envolvidos na gestão.

VS W.58 CTA rodape artigo

Compartilhar |

Continue lendo

Como garantir conformidade com a RDC 751 sem travar a sua operação

O cenário regulatório no setor da saúde brasileiro está cada vez mais exigente. A crescente complexidade

Leia mais »
2 de maio de 2025
Pessoa com uma prancheta na mão preenchendo a conformidade regulatória

Conformidade regulatória em empresas de saúde: como garantir padrões de qualidade e segurança

A conformidade regulatória tornou-se uma das principais preocupações das empresas do setor de saúde. Este conceito

Leia mais »
25 de abril de 2025
Pessoa em um corredor fazendo o controle de importação de itens veterinários

Como o ERP da Visto transforma o processo de importação de itens veterinários

O setor veterinário brasileiro é estratégico para a agricultura e a pecuária, com impacto direto na

Leia mais »
17 de abril de 2025
Ver mais conteúdo
A visto
  • Sobre nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Suporte
Soluções
  • ERP Visto
  • Visto Web
  • Vigix
Segmentos
  • Distribuidoras
  • Importadoras
  • Prestadores de Serviços
  • Fabricantes
Conteúdo
  • Artigos
  • Materiais
Redes sociais
Facebook Linkedin Youtube Instagram
CAMPINAS – SÃO PAULO
  • Rua Conceição, 233, 4º andar, Centro, Campinas - SP
    CEP: 13010-916
  • (19) 3201-4770
FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA
  • Rua Marcelino Simas, 504, Florianópolis – SC
    CEP: 88070-030
  • (48) 3333-3833
Copyright© 2024 Visto Sistemas - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Internete-se.
  • Termos de Uso
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Cookie