Segurança da informação: proteja seu ERP

Somente no terceiro semestre de 2022, o Brasil registrou um aumento de 37% no número de ataques cibernéticos. Esses ataques geralmente ocorrem quando um hacker consegue entrar em um sistema através de brechas de software ou por programas específicos.

Um arquivo com uma extensão misteriosa, um link para uma página desconhecida ou muito parecida com a verdadeira são algumas formas de invasão utilizadas por hackers. O ataque pode ocorrer em qualquer plataforma: computador, servidor, hospedagens de sites, ambientes virtuais ou até mesmo celular.

Uma vez dentro do ambiente, o cibercriminoso pode roubar senhas, baixar programas, provocar vazamentos de dados, apagar ou criptografar arquivos.

Empresas também sofrem ataques, por isso devem estar atentas às suas normas de segurança. Amilton Justino, da Insight Solution Team, explica que um dos maiores danos causados às empresas atualmente é o sequestro de dados. “O ransomware está se tornando cada vez mais comum. Normalmente são ações massivas, inoculando milhões de computadores em poucas horas”, afirma Amilton.

Neste post, vamos falar sobre os cuidados necessários para manter seus dados seguros. Confira, a seguir!

O que é Ransomware?

Ransomware é um malware que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento. Geralmente ele criptografa tudo e o hacker, responsável pelo ataque, exige um pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário. Em outras palavras, ocorre um sequestro de dados virtual.

A história do Ransomware está relacionada à criação do PC Cyborg em 1980. Esse primeiro Ransomware criptografava os arquivos do diretório após 90 reinicializações, obrigando o usuário a renovar a licença por $189 por correio para a PC Cyborg. De forma geral, a ameaça era simples e facilmente burlável por usuários mais experientes.

Depois do PC Cyborg, começaram a surgir diversas outras ameaças cada vez mais complexas, chegando aos modernos Ransomwares que levam empresas de todos os tamanhos a serem vítimas de golpistas.

 

<<< Leia também: Segurança de dados para o cliente: por que se preocupar com isso? >>>

Como ocorre o ataque?

O ransomware é acionado através de um link que chega ao usuário por e-mail com uma frase sedutora como “clique aqui para…”.  Após ser fisgado clicando no link, o usuário se torna vítima do malware. O ransomware localiza o servidor da rede e criptografa tudo. O usuário só tem acesso a uma mensagem de resgate com o valor em alguma cripto-moeda não rastreável.

“Se você não possuir um backup externo seguro vai ter que negociar com os criminosos ou dizer adeus aos seus arquivos. Isso porque ainda não foram registradas decodificações bem sucedidas sem o pagamento do resgate. Mesmo o backup precisa ser configurado de maneira segura, caso contrário corre o risco de também ser criptografado. Até mesmo backups em nuvem podem ser atingidos”, declara o técnico.

Existem, ainda, outros tipos de ameaças, sendo que as mais comuns são:

  • adware: este malware exibe anúncios na tela, fingindo-se como um programa legítimo e forçando a instalação;
  • spyware: é o famoso “software espião”. Em resumo, este programa observa as atividades do usuário e envia para o autor do software;
  • vírus: esta ameaça entra no sistema do usuário a partir de um outro programa instalado. A função do vírus é infectar o computador e modificar outros programas;
  • worms: por fim, destacamos este tipo de ameaça, cujo principal objetivo é causar danos e espalhar-se por uma rede de computadores, destruindo arquivos e dados;
  • cavalo de troia: a ameaça se apresenta como algo útil e necessário para o usuário. Após o download, no entanto, os invasores ganham acesso não autorizado ao computador da vítima.

Consequências de um ataque para a área da saúde

Quando uma empresa da área da saúde sofre com ataques do tipo, a principal consequência, comum também a outras modalidades de empresa, é a exposição dos dados e a chantagem realizada por golpistas.

No entanto, na área da saúde, os impactos são ainda maiores, porque um ataque representa uma violação da confidencialidade das informações de pacientes, que são protegidas pela lei (inclusive pela LGPD).

Além disso, a integridade é ameaçada, uma vez que os invasores podem modificar ou excluir informações a qualquer momento. Por isso é fundamental investir em proteção contra ransomwares na área da saúde.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é um processo que visa promover a proteção dos dados pessoais fornecidos por clientes, leads e prospects. Entre as informações mais frequentemente compartilhadas com a empresa, destacam-se o nome, CPF, informações de cartão de crédito, endereço, entre outras coisas.

Investir em segurança da informação é a melhor forma de evitar problemas relacionados a invasões e ransomwares.

Qual a importância da segurança da informação para a área da saúde?

A informação é um ativo cada vez mais frequente na área da saúde, isso porque, nos últimos anos, o setor tem passado por uma revolução tecnológica, onde cada vez mais dados são compartilhados eletronicamente e até entre máquinas e sistemas médicos.

Existem obrigações legais de proteção a esses dados e, portanto, as empresas da área da saúde devem estar preparadas para evitar qualquer tipo de invasão. A segurança da informação é a metodologia ideal e fundamental para garantir que essas obrigações sejam cumpridas.

6 dicas para manter os dados protegidos

Os profissionais e departamentos de tecnologia da informação devem estar atentos às normas de segurança para minimizar as vulnerabilidades. Amilton Justino dá dicas importantes para manter os sistemas protegidos contra ransomware:

  1. Manter backups periódicos, monitorados e com acesso restrito;
  2. Manter os sistemas operacionais atualizados;
  3. Manter acessos individualizados e com mínimo privilégio necessário;
  4. Utilizar segurança em camadas;
  5. Revisar toda a estrutura periodicamente;
  6. Orientar os usuários a respeito dos riscos de invasão, pois são na maior parte das vezes os responsáveis por inoculações involuntárias.

Esteja sempre atento a possíveis ameaças que ocorram no ambiente de trabalho e chame um profissional qualificado a qualquer sinal de invasão ou falha estranha no seu sistema.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue a se aprofundar através do nosso e-book gratuito onde demonstramos como o Vigix impulsiona sua empresa com a automação da qualidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *