Vender mais OPME é uma obrigação quando há objetivos de expansão mercadológica. Embora a venda sempre seja uma tarefa complexa, o momento é mais que favorável, uma vez que o mercado de distribuição hospitalar sempre está aquecido.
Esse aquecimento, no entanto, se intensificou durante a pandemia da COVID-19. Desde então, a distribuição de OPME manteve-se em um ritmo bem acelerado, por conta da demanda tangente das instituições de saúde.
Mesmo assim, como vender mais OPME? Em primeiro lugar, um planejamento estratégico de vendas deve ser definido pelo gestor da área. Além disso, outras dicas são fundamentais para a conquista de bons resultados. Neste artigo, exploraremos essas seis dicas em detalhes.
Boa leitura!
Qual a importância de manter um diferencial competitivo no setor de distribuição?
Na busca por vender mais OPME, é fundamental buscar conquistar diferenciais competitivos. Esses diferenciais são valores e posturas que influenciam na tomada de decisão do comprador, de modo que este escolha sua empresa ao invés de todas as outras opções disponíveis no mercado.
Como diferencial competitivo, uma marca pode adotar diversos caminhos, dentre os quais atributos comunicacionais, precificação, qualidade do produto, etc. Mas há um diferencial competitivo que é extremamente relevante para o mercado de OPME: trata-se da distribuição.
A logística é um diferencial competitivo central na geração de valor para a venda de OPME. Isso significa que conseguir garantir um fornecimento mais rápido de mercadorias pode ser um fator de decisão de forte peso na hora da decisão de compra.
Além disso, eficiência na distribuição evita entregas erradas e preço da logística mais barato. Desse modo, quanto melhor ocorrer a distribuição, mais a empresa pode se destacar entre as pares do mercado.
6 dicas para vender mais no setor de distribuição OPME
Vender mais OPME, portanto, envolve buscar um diferencial competitivo relevante para o mercado. No entanto, outras ações auxiliares devem ser implementadas para conseguir alcançar bons resultados.
A base de tudo, no entanto, é uma equipe de vendas preparada e ativa. Um time externo para venda ativa é praticamente inegociável. É preciso ter para conseguir obter resultados positivos em vendas.
A seguir, destacamos seis dicas práticas para vender mais no setor de distribuição OPME:
Conheça seus clientes
Lição básica de marketing, o conhecimento do cliente é tão importante que é necessário em todas as áreas e setores da empresa. Seja no próprio marketing, na equipe de vendas e até nas estratégias de distribuição e logística.
Quando esse conhecimento do cliente é somado ao entendimento integral dos produtos, as ações conseguem alcançar o máximo de eficiência. Com relação ao contato com o cliente, adotar uma postura personalizada é sempre recomendado.
Isso significa entender cada cliente como uma pessoa única e irrepetível, de modo a personalizar ao máximo toda sua experiência, desde a linguagem, proposta comercial e termos de negociação.
Lembre-se da jornada de compra dos clientes
Cada cliente tem o seu momento para efetivar uma compra. Além disso, o processo de convencimento pode tomar diversas formas dependendo do perfil de cada pessoa decisora. Por isso, a jornada de compra deve sempre ser considerada.
O ideal, para diminuir o tempo de decisão, é focar na criação de um relacionamento entre fornecedor e cliente. Nesses casos, é possível inclusive aplicar margens de lucro maiores, já que o motivador da compra não é o preço praticado, mas o relacionamento criado.
Na maioria das vezes, no entanto, as vendas não ocorrerão a partir do relacionamento. Por isso, outros critérios devem ser considerados na jornada do cliente. Um desses critérios é o histórico de compra e as cotações anteriores já realizadas.
Motive seus vendedores
Vendedor motivado consegue obter resultados melhores. Isso é realidade para todos, inclusive para você, que está lendo este artigo: afinal, é verdade ou não que quando você está feliz e motivado o trabalho rende muito mais?
Para motivar os vendedores, uma ação básica é atrelar boas comissões às vendas realizadas. Embora isso já seja uma prática adotada por todo o mercado, ainda existem empresas que não implementaram um sistema de comissão ou, quando implementaram, não foi muito eficiente.
Além da comissão, também é relevante investir em endomarketing. Atualmente, existem agências especializadas em implementar ações que visam potencializar a produtividade e a motivação dos colaboradores.
Utilize estratégias de marketing
O marketing também é uma ferramenta poderosa para vender mais OPME. Atualmente, diversos são os recursos de marketing que auxiliam a influenciar o cliente na decisão de compra. Entre esses recursos estão os anúncios online.
Possíveis de serem realizados em diversos canais, os anúncios conseguem capturar pessoas alinhadas ao target da empresa. Google Ads, Facebook Ads e até o LinkedIn Ads são ferramentas de anúncios úteis para venda de OPME.
Outra forma de utilizar estratégias de marketing para venda de OPME é através do Inbound Marketing, que une produção de conteúdo e geração de leads orgânicos, para conduzir o cliente por uma jornada até a compra.
Mantenha-se atualizado
Manter-se atualizado também é uma boa prática basilar para vender OPME. Esse manter atualizado tem x dimensões. A primeira dimensão, sem dúvida, é com relação à tecnologia. Adotar tecnologia que melhore a eficiência dos processos é um diferencial importante.
Outra dimensão fundamental diz respeito aos produtos, ou seja, é sempre essencial garantir que os produtos comercializados estejam dentro das últimas tendências do setor. Há, ainda, uma terceira dimensão: a da informação.
Para vender OPME, é também importante estar informado das últimas novidades do mercado e das tecnologias. Isso só pode acontecer através do consumo de informação e de conteúdos.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia é a melhor amiga da venda de OPME. Isso porque, quando a tecnologia é aplicada, é possível alcançar uma maior eficiência em diversos processos, incluindo vendas, marketing e, principalmente, distribuição.
Gestão de estoque é uma das áreas mais beneficiadas pela tecnologia. Isso porque existem sistemas que permitem uma contagem mais eficiente dos produtos, além de uma organização eficaz do estoque.
Conclusão
Neste artigo, vimos que para vender mais OPME é preciso integrar diversos fatores, sendo a eficiência logística uma das mais importantes. Além disso, destacamos 6 dicas para melhorar esses resultados. Relembraremos essas dicas a seguir:
- Conheça seus clientes
- Lembre-se da jornada de compra
- Motive seus vendedores
- Utilize estratégias de marketing
- Mantenha-se atualizado
- Utilize a tecnologia a seu favor
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