softwares de opmes

Softwares de OPMEs: uma necessidade para a sobrevivência da cadeia de fornecimento

Softwares de OPMEs: uma necessidade para a sobrevivência da cadeia de fornecimento

Tais desafios podem comprometer a saúde financeira, a segurança e a reputação da empresa. Para ajudar nessa realidade é que surgem softwares de OPMEs, intensificando a padronização dos processos e garantindo sua eficiência em todas as etapas.

Confira abaixo os benefícios de usar softwares de OPMEs para garantir uma gestão eficiente:

Garante o funcionamento dos processos

Um cadeia de fornecimento de materiais de saúde envolve gestão tanto nos recursos humanos quanto no capital intelectual e, principalmente, nos processos. Garantir o funcionamento de todos esses itens faz total diferença para os resultados, pois refletirão na qualidade e na produtividade da equipe interna da empresa, assim como na satisfação dos clientes/pacientes.

Com a complexidade a que se expõe uma cadeia de suprimentos na gestão de OPMEs, é preciso considerar a necessidade de controle desde o planejamento até a implantação e o controle do fluxo de produtos de saúde.

Por isso, contar com o auxílio de um sistema que possa gerenciar todas as informações em um único lugar é tão importante. A riqueza de detalhamento, a veracidade dos dados, a atualização frequente e o cumprimento de todas as etapas do processo fazem da gestão mais eficiente, além de minimizar muitos riscos.

Assegura a eficiência na logística

Na logística da área da saúde, em atenção aqui às OPMEs, é preciso considerar toda a infraestrutura existente, desde a organização, as pessoas, os processos até os sistemas de informação de suporte.

Como falamos anteriormente, é uma área com certa complexidade nas suas atividades e por isso a logística é um grande desafio. Para garantir eficiência, a aposta em sistemas automatizados de gestão é o mais indicado, já que os processos envolvem seleção dos materiais de saúde, controle, compra, estoque, armazenamento e distribuição.

Além de toda essa demanda que os softwares de OPMEs podem contribuir, é preciso contar com profissionais capacitados, na área de logística, para assegurar que todas as etapas do processo sejam cumpridas de acordo. 

Por isso, é fundamental que pelo menos o gestor esteja por dentro das linguagens técnicas dos produtos e tenha os conhecimentos básicos a respeito, pois garante ganhos de qualidade nas execuções das atividades da equipe, aumento da produtividade e eficiência. 

Veja as boas práticas

Permite o monitoramento das informações precisas

A tarefa de gestão envolve muitas métricas e metas, e por isso o responsável pela cadeia de suprimentos deve traçar os objetivos a serem alcançados e desenvolver estratégias para monitorar os resultados obtidos.

A atuação da equipe e o desempenho dos processos devem ser acompanhados para que seja possível identificar o que pode ser mantido e o que precisa claramente ser melhorado. Isso exige do gestor dois planos de ação: um para manter e outro para melhorar a atuação de seus colaboradores.

Esse acompanhamento pode ser feito por meio de um software que atenda rigorosamente às normas da Anvisa. O sistema se torna um importante aliado na busca da eficiência na gestão e fornecimento de OPMEs, além de ainda ajudar na distribuição de OPMEs no que diz respeito ao controle pleno do estoque.

Reduz custos

Uma série de custos e prejuízos podem ser reduzidos com softwares desenvolvidos para a gestão de materiais OPME. Um exemplo é o eventual fim de fraudes, tais como a oferta de benefícios ou vantagens financeiras, em geral obtidas pela indicação de materiais e fornecedores;

Do mesmo modo, os gestores conseguem, por meio dos softwares, averiguar desperdícios ou extravios. Isso é possível observando padrões e detectando falhas de logística.

Otimiza o tempo

Vantagem inerente de qualquer processo de automação, a otimização do tempo não poderia deixar de ser citada também em relação aos softwares de OPME. 

Todas as vantagens acima ajudam a explicar e entender a maneira pela qual soluções digitais, tais como as desenvolvidas pela Visto Sistemas para as empresas de saúde, representam grande economia de tempo para o dia-a-dia da operação.

Quais as funcionalidades que um software de OPME precisa ter?

Confira as funcionalidades abaixo antes de contratar um software de OPME. As melhores soluções do mercado, como os sistemas desenvolvidos pela Visto Sistema, contam com essas funcionalidades.

Atender as principais RDCs de saúde 16/2013 – 47/2013 – 48/2013

Atender as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é condição imprescindível para qualquer solução digital que busca operar com materiais OPME. 

Ou seja, o software precisa ajudá-lo a implementar todas as rotinas e melhorias preconizadas pelas principais RDCs de saúde. 

Desse modo, fica mais fácil aferir parâmetros e avaliar constantemente a linha de produção.

Rastreabilidade total de produtos e lotes

Um bom software para OPME deve fornecer a possibilidade de saber exatamente onde está cada material ou lote através do número de série, Rfid ou QR code. 

Também é essencial que ele permita fazer relatórios sobre as entradas e saídas de produtos, além do controle de registro por item da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Agendamento de cirurgias

É preciso haver um controle total das caixas ou kits que vão para cirurgias, sabendo-se o item que foi usado e qual precisa ser reposto. 

Além disso, é necessário ter a gestão do faturamento destes artigos e o controle de pendências. Por fim, recomenda-se a possibilidade de realizar todo o processo de agendamento da intervenção, com previsão de gastos.

Controle de material consignado

É importante que o ERP ofereça acompanhamento de todo o material que está consignado pelo fabricante ou distribuidor, o qual fica no hospital. 

Dessa forma, pode-se saber qual foi o consumo e a utilização do mesmo em uma cirurgia para prever a reposição – ou, até mesmo, a montagem – do item.

Quais os diferencias da Visto Sistemas

Nesse aspecto, a Visto Sistemas oferece ferramentas que auxiliam no controle para otimização de tempo, recurso financeiro, agilidade e eficiência, com o acompanhamento e a atualização das informações de maneira precisa, garantindo resultados cada vez mais positivos nos processos, produtos e serviços.

Além disso, softwares de OPMEs permitem emitir relatórios mais elaborados, com detalhamento de informações que levariam muito mais tempo para executar manualmente, determinando a qualidade de todo o processo de logística de suprimentos.

Contar com as funcionalidades de recursos tecnológicos é chance de obter esses e inúmeros outros benefícios, assegurando que toda a operação funcione de maneira efetiva.

Um sistema que concentra as informações de maneira precisa, fiel e em dia permite o monitoramento adequado e a integração de todo o fluxo com relatórios gerenciais, indispensáveis para a tomada de decisão.  

Além disso, como vimos, ajuda de forma expressiva no gerenciamento dos produtos de saúde, mantendo o estoque das OPMEs organizados, auxiliando também no planejamento.

A sua empresa utiliza algum software de gestão de OPMEs? Conte pra gente sua experiência e os benefícios que já obteve! Para mais informações, visite o nosso blog ou peça uma demonstração.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário