O dia a dia hospitalar, embora assuma uma estrutura eminentemente empresarial, difere de qualquer outro tipo de negócio.
No ambiente hospitalar lidamos com vidas, e cuidar das vidas que estão debaixo de nossa responsabilidade é uma tarefa importantíssima.
Por isso que a legislação é tão rigorosa com esses espaços. Porque, no fundo, o trabalho hospitalar só tem sentido quando orientado ao bem-estar das pessoas.
No artigo de hoje falaremos de uma ferramenta, presente na legislação, extremamente útil para garantir e preservar a segurança nos ambientes hospitalares: a rastreabilidade de materiais hospitalares.
Tenha uma excelente leitura!
O que é a rastreabilidade de materiais hospitalares?
A rastreabilidade de materiais hospitalares é um processo que reúne diversas informações sobre os insumos e suprimentos médicos utilizados no ambiente hospitalar. Os dados da rastreabilidade de materiais devem ser armazenados por 5 anos.
Todas as etapas dos produtos no hospital são registrados, incluindo o armazenamento, transporte de material médico hospitalar, processamento, limpeza e uso.
As informações reunidas neste processo são as seguintes:
- data;
- lote;
- quantidades;
- destino ou usuário.
Quais os benefícios da rastreabilidade de materiais hospitalares?
O foco da rastreabilidade é garantir que o hospital tenha certeza de que todas as boas práticas estão sendo rigorosamente seguidas, de forma que todos os envolvidos nos processos e nos atendimentos gozem de total segurança.
Podemos resumir os benefícios da rastreabilidade de materiais hospitalares nos seguintes itens:
Gestão de risco
Ao seguir todos os padrões com rigor, a unidade hospitalar está contribuindo para a gestão de risco.
De forma prática, pense no seguinte cenário: um hospital que segue as diretrizes da rastreabilidade de materiais hospitalares, segundo a legislação, facilmente irá identificar, por exemplo, um remédio vencido, impedindo que o mesmo chegue ao paciente.
O contrário também pode acontecer: uma unidade hospitalar negligente que acaba deixando passar um remédio vencido, causando efeitos catastróficos para pacientes e atraindo a si sérios problemas legais.
Melhor controle do estoque
Do ponto de vista logístico, a rastreabilidade de materiais hospitalares permite ter uma visão mais ampla do estoque, ajudando a administrar os insumos de forma responsável, evitando compras em excesso ou faltas abruptas.
Há, nesse sentido, inclusive uma otimização dos espaços onde é realizado o armazenamento dos materiais.
Segurança aos pacientes
Vale destacar, ainda, o impacto positivo sobre a segurança dos pacientes.
Ao seguir os padrões determinados na legislação vigente, o hospital impede que acidentes ocorram com os pacientes, bem como cria ambientes mais tranquilos para que os médicos exerçam a medicina, sem temores com relação a incidentes, remédios vencidos ou insumos contaminados.
Redução de custos
Com o que vimos até aqui, este tópico fica mais que evidente.
Ao evitar gastar demais com a compra de insumos, ou ainda garantindo a segurança dos pacientes e evitando problemas legais, o hospital acabará gerando uma redução de custos causará um efeito desejado no ambiente médico: uma maior lucratividade da unidade hospitalar e atração de investidores, o que permitirá mais investimentos em estrutura e contratação de pessoal cada vez mais qualificado.
Evita erros na identificação de mães e recém-nascidos
Ao utilizar tecnologias e recursos de rastreabilidade, as mães e os bebês serão imediatamente identificados logo após o parto, evitando possíveis trocas, o que pode gerar efeitos dramáticos na vida das famílias.
A rastreabilidade também permite um atendimento mais eficaz e humanizado, já que os médicos e demais profissionais terão condições de conhecer o histórico de cada indivíduo.
Quais os cuidados ter na rastreabilidade de materiais hospitalares?
Agora que já vimos detalhes e informações mais amplas a respeito da rastreabilidade hospitalar, podemos enfim partir para questões mais técnicas.
Esse será um assunto para um próximo tópico, mas vale a pena já adiantar que a rastreabilidade de materiais hospitalares conta com diretrizes legais que precisam ser seguidas.
Mas mais do que seguir a letra da lei, é preciso conseguir captar o espírito por trás da lei, ou seja, a motivação que, neste caso, é a preservação da vida humana. Conheça a seguir os cuidados básicos da rastreabilidade de materiais hospitalares:
As três etiquetas necessárias
A RDC n° 14/2011, dispõe o seguinte: “o fabricante ou importador deve disponibilizar etiquetas de rastreabilidade com a identificação de cada material ou componente de sistema implantável”.
Mais adiante, explicita os três tipos de etiquetas necessárias, sendo elas:
- uma de fixação obrigatória no prontuário clínico;
- outra para inserção no documento que será entregue ao paciente;
- e uma última para ser anexada à documentação fiscal.
Além das três citadas acima, a Associação Médica Brasileira (AMB) recomenda ainda mais duas:
- para o controle do fornecedor;
- para controle do cirurgião principal.
Conferir informações nas etiquetas
É importante destacar, ainda, a necessidade de implantar protocolos e processos de conferência às informações presentes nas etiquetas.
As equipes que entram em contato com os insumos e materiais devem estar atentas a isso, caso contrários as etiquetas poderão virar simples formalismo, sem efeito prático nenhum.
Acompanhar as etapas do processo de rastreabilidade
Também é essencial o acompanhamento de todas as etapas dos processos, garantindo que todos os protocolos estejam sendo cumpridos.
Para isso acontecer, será preciso implantar processos gerenciais e promover o engajamento da equipe de profissionais do hospital.
O uso da tecnologia também pode ser um aliado nesse acompanhamento. ERPs que contem com recursos adequados ao rastreamento na área de saúde são verdadeiros diferenciais.
Garantir segurança ao paciente
Por fim, precisamos destacar que a rastreabilidade exige o cuidado com a segurança do paciente, afinal, ele é o centro de todas as ações.
Na implantação da rastreabilidade, portanto, é sempre importante treinar a equipe para ter os olhares voltados para a segurança e a experiência do paciente.
Rastreabilidade de materiais hospitalares é previsto na legislação?
Sim. Conforme mencionado, a Anvisa determina, por meio da RDC n° 14/2011, que a rastreabilidade deve ser introduzida nos ambientes hospitalares.
As etiquetas de rastreabilidade devem conter informações como:
- nome/modelo comercial;
- dados de identificação dos fabricantes;
- código do produto;
- número do lote;
- e registro na Anvisa.
Implantar as exigências legais exige, em primeiro lugar, conhecimento da lei, mas também explicações de detalhes da legislação e softwares que consigam ajudar no processo.
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