ISO 9001 e a qualificação de fornecedores: como se adequar?

19 de julho de 2024
Compartilhar |

No mundo corporativo, a qualidade é uma soma de atributos positivos que a empresa entrega na forma de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades do cliente. 

Portanto, todos os processos, etapas e componentes da engrenagem corporativa são levados em conta na ISO 9001, incluindo a qualificação de fornecedores.

Além da ISO 9001, a gestão de fornecedores é regulamentada também por outras normas e resoluções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O conhecimento desse conjunto de diretrizes é fundamental para as empresas que buscam elevar o padrão de qualidade. 

Neste artigo, vamos aprofundar os assuntos citados acima, destacando as métricas que servem para acompanhar o desempenho dos fornecedores em prol da qualidade. 

Também vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a superar esse desafio que exige transparência, confiança e cooperação mútua.   

Qualificação de fornecedores no âmbito da Anvisa

A qualificação de fornecedores é um procedimento obrigatório de controle sanitário para todas as empresas submetidas à fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O aval da Anvisa serve para confirmar que o fornecedor (que pode ser um fabricante ou mesmo uma distribuidora e transportadora) cumpre o protocolo sanitário e, portanto, alimenta seus parceiros com produtos ou serviços de qualidade comprovada.

Porém, mesmo as organizações que não são obrigadas por agências reguladoras a qualificar seus fornecedores buscam por conta própria promover tal iniciativa, pois certificações de qualidade como a ISO 9001 ampliam o mercado das empresas.  

Avaliação de fornecedores é passo inicial

Primeiro passo a ser tomado rumo à qualificação de fornecedores, a avaliação filtra os parceiros da empresa por meio de três etapas:

  • Análise inicial;
  • Monitoramento do desempenho;
  • Reavaliação.

O processo avaliativo é um dos requisitos da ISO 9001 para a qualificação dos fornecedores. A norma estabelece que “a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos”.

Por isso é importante reunir toda a documentação necessária para que a avaliação, qualificação e/ou certificação de fornecedores sejam realizadas conforme os requisitos legais e estatutários.

Entre os documentos a serem reunidos, podemos citar dados cadastrais, licença de funcionamento e eventuais normas que o parceiro compra ou esteja certificado, como ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001.

Parâmetros avaliativos para a qualificação de fornecedores

A avaliação serve para escolher e conquistar bons fornecedores. Os parâmetros a serem avaliados podem variar de acordo com a atividade econômica da empresa. 

Os mais comuns são: 

  • Valores 
  • Metodologia de trabalho;
  • Qualidade da matéria-prima;
  • Atendimento ao prazo de entrega; 
  • Pedido de compras compatível com a nota fiscal e a qualidade do material recebido;
  • Preços;
  • Atendimento;
  • Garantias;
  • Posição do mercado;
  • Localização do fornecedor.

Passo-a-passo para a qualificação de fornecedores

Após detalharmos a etapa inicial de avaliação, vamos trazer, em tópicos, um passo-a-passo de todo o processo de qualificação de fornecedores.

  • Elaborar um programa para qualificação e eventual certificação de fornecedores;
  • Treinar a equipe de garantia de qualidade que vai gerenciar o processo;
  • Levantar os fornecedores cadastrados pela empresa;
  • Realizar a avaliação inicial;
  • Agendar com o fornecedor auditoria in loco;
  • Produzir relatório com resultado das avaliações;
  • Monitorar e gerenciar os fornecedores filtrados pela avaliação inicial;
  • Promover auditorias contínuas para avaliar a qualidade do fornecedor.

Diferença entre qualificação e certificação de fornecedores

Qualificado é o fornecedor que, por meio de avaliação e auditoria de qualidade, atende aos requisitos necessários pela empresa e/ou órgãos reguladores para o provimento de seus produtos ou serviços, garantindo a entrega da qualidade.

 

Fornecedor certificado é aquele que cumpre requisitos como os definidos pela ISO 9001, comprovando que é um parceiro que atingiu excelência na sua atividade fim.

Como conquistar bons fornecedores

A seguir, vamos repassar dicas que podem ajudar a sua empresa a encontrar e manter bons fornecedores:

 

  • Confira o histórico de atuação dos prestadores de serviço e fornecedores;
  • Solicite portfólios práticos;
  • Tenha como prática a cotação de preços;
  • Observe as tendências de mercado;
  • Seja solícito para ouvir novas propostas;
  • Cultive os seus parceiros;
  • Valorize empresas certificadas.

Benefícios com a certificação na ISO 9001

A ampliação do mercado com a garantia de que seu produto ou serviço atende aos requisitos internacionais de qualidade é a principal vantagem de obter a certificação da norma ISO 9001.

Seja micro, pequena, média ou de grande porte, qualquer empresa e qualquer fornecedor podem ser certificados pela ISO 9001.

A importância da tecnologia na qualidade de fornecedores

Como se viu até aqui, a qualificação de fornecedores é uma tarefa minuciosa e complexa. Há no mercado inúmeras soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a gerenciar seus fornecedores.

A VISTO oferece soluções digitais que vão ajudá-lo a elevar o padrão de qualidade da sua empresa e dos seus fornecedores. Com os sistemas da VISTO, fica mais fácil auferir parâmetros e avaliar constantemente os fornecedores.

Se você se interessou pelo tema e quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato.

 

W.54 RDC

Compartilhar |

Continue lendo