No mundo corporativo, a qualidade é uma soma de atributos positivos que a empresa entrega na forma de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades do cliente.
Portanto, todos os processos, etapas e componentes da engrenagem corporativa são levados em conta na ISO 9001, incluindo a qualificação de fornecedores.
Além da ISO 9001, a gestão de fornecedores é regulamentada também por outras normas e resoluções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O conhecimento desse conjunto de diretrizes é fundamental para as empresas que buscam elevar o padrão de qualidade.
Neste artigo, vamos aprofundar os assuntos citados acima, destacando as métricas que servem para acompanhar o desempenho dos fornecedores em prol da qualidade.
Também vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a superar esse desafio que exige transparência, confiança e cooperação mútua.
Qualificação de fornecedores no âmbito da Anvisa
A qualificação de fornecedores é um procedimento obrigatório de controle sanitário para todas as empresas submetidas à fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O aval da Anvisa serve para confirmar que o fornecedor (que pode ser um fabricante ou mesmo uma distribuidora e transportadora) cumpre o protocolo sanitário e, portanto, alimenta seus parceiros com produtos ou serviços de qualidade comprovada.
Porém, mesmo as organizações que não são obrigadas por agências reguladoras a qualificar seus fornecedores buscam por conta própria promover tal iniciativa, pois certificações de qualidade como a ISO 9001 ampliam o mercado das empresas.
Avaliação de fornecedores é passo inicial
Primeiro passo a ser tomado rumo à qualificação de fornecedores, a avaliação filtra os parceiros da empresa por meio de três etapas:
- Análise inicial;
- Monitoramento do desempenho;
- Reavaliação.
O processo avaliativo é um dos requisitos da ISO 9001 para a qualificação dos fornecedores. A norma estabelece que “a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos”.
Por isso é importante reunir toda a documentação necessária para que a avaliação, qualificação e/ou certificação de fornecedores sejam realizadas conforme os requisitos legais e estatutários.
Entre os documentos a serem reunidos, podemos citar dados cadastrais, licença de funcionamento e eventuais normas que o parceiro compra ou esteja certificado, como ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001.
Parâmetros avaliativos para a qualificação de fornecedores
A avaliação serve para escolher e conquistar bons fornecedores. Os parâmetros a serem avaliados podem variar de acordo com a atividade econômica da empresa.
Os mais comuns são:
- Valores
- Metodologia de trabalho;
- Qualidade da matéria-prima;
- Atendimento ao prazo de entrega;
- Pedido de compras compatível com a nota fiscal e a qualidade do material recebido;
- Preços;
- Atendimento;
- Garantias;
- Posição do mercado;
- Localização do fornecedor.
Passo-a-passo para a qualificação de fornecedores
Após detalharmos a etapa inicial de avaliação, vamos trazer, em tópicos, um passo-a-passo de todo o processo de qualificação de fornecedores.
- Elaborar um programa para qualificação e eventual certificação de fornecedores;
- Treinar a equipe de garantia de qualidade que vai gerenciar o processo;
- Levantar os fornecedores cadastrados pela empresa;
- Realizar a avaliação inicial;
- Agendar com o fornecedor auditoria in loco;
- Produzir relatório com resultado das avaliações;
- Monitorar e gerenciar os fornecedores filtrados pela avaliação inicial;
- Promover auditorias contínuas para avaliar a qualidade do fornecedor.
Diferença entre qualificação e certificação de fornecedores
Qualificado é o fornecedor que, por meio de avaliação e auditoria de qualidade, atende aos requisitos necessários pela empresa e/ou órgãos reguladores para o provimento de seus produtos ou serviços, garantindo a entrega da qualidade.
Fornecedor certificado é aquele que cumpre requisitos como os definidos pela ISO 9001, comprovando que é um parceiro que atingiu excelência na sua atividade fim.
Como conquistar bons fornecedores
A seguir, vamos repassar dicas que podem ajudar a sua empresa a encontrar e manter bons fornecedores:
- Confira o histórico de atuação dos prestadores de serviço e fornecedores;
- Solicite portfólios práticos;
- Tenha como prática a cotação de preços;
- Observe as tendências de mercado;
- Seja solícito para ouvir novas propostas;
- Cultive os seus parceiros;
- Valorize empresas certificadas.
Benefícios com a certificação na ISO 9001
A ampliação do mercado com a garantia de que seu produto ou serviço atende aos requisitos internacionais de qualidade é a principal vantagem de obter a certificação da norma ISO 9001.
Seja micro, pequena, média ou de grande porte, qualquer empresa e qualquer fornecedor podem ser certificados pela ISO 9001.
A importância da tecnologia na qualidade de fornecedores
Como se viu até aqui, a qualificação de fornecedores é uma tarefa minuciosa e complexa. Há no mercado inúmeras soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a gerenciar seus fornecedores.
A VISTO oferece soluções digitais que vão ajudá-lo a elevar o padrão de qualidade da sua empresa e dos seus fornecedores. Com os sistemas da VISTO, fica mais fácil auferir parâmetros e avaliar constantemente os fornecedores.
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