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Saiba como funciona a ISO 9001

Fundada em 1946 em Genebra, na Suíça, a ISO (sigla em inglês para organização internacional de padronização) mudou o mundo corporativo para melhor graças aos padrões de qualidade que passaram a ser exigidos, criando um círculo virtuoso que tornou a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Entre as normas mais disseminadas, a ISO 9001 é uma regulamentação que visa aumentar a eficácia dos processos de uma empresa, a partir de um modelo de atuação. A não conformidade na ISO 9001 diz que algo não está de acordo com os padrões.

Neste artigo, vamos abordar o funcionamento da ISO 9001, orientando a como evitar não conformidades e destacando os benefícios para a empresa e todos os seus stakeholders na implantação da ISO 9001 por meio da plataforma mais indicada.

Atendendo e superando às expectativas de cada cliente

O objetivo de qualquer negócio é atender – e, quando possível, superar – às expectativas de cada cliente. Implantar ferramentas de conformidade com a ISO 9001 permite obter um selo de reconhecimento, o qual traz credibilidade à instituição e garante alto padrão de qualidade nos serviços prestados.

Por outro lado, a não conformidade com a regulamentação gera resultados insatisfatórios. Quando existe uma não conformidade com a ISO 9001, significa que algum item não está de acordo com os padrões. Seja ele um defeito que prejudique a funcionalidade de alguma etapa do processo comercial ou um problema de abrangência maior.

Existem técnicas no mercado desenvolvidas especialmente para a gestão de qualidade. É uma maneira eficiente de evitar a não conformidade e garantir pontualidade tanto dentro da empresa, quanto na entrega ao consumidor.

Saiba como evitar a não conformidade com a ISO 9001

A fim de evitar a não conformidade com a ISO 9001, fique atento(a) aos seguintes aspectos:

Meta – controle e objetividade

Controle é palavra de ordem no âmbito empresarial. Desenvolver um plano estratégico que possibilite analisar e compreender profundamente cada processo é uma forma eficiente de promover as melhorias necessárias.

Quando são traçadas metas reais, é possível observar todo o caminho percorrido para se chegar até elas. Estes dados servirão de base, a fim de identificar onde acontece a não conformidade e buscar formas de preveni-la.

A revisão constante dos itens e análise da não conformidade deve ser parte integrante do planejamento de qualquer organização.

Ferramentas eficientes

O mercado conta com inovação tecnológica, dedicada aos mais diversos setores. Escolher as ferramentas certas para o negócio é o primeiro passo para a gestão da qualidade.

Medidas corretivas

Uma vez que a empresa conta com ferramentas adequadas, junto de um método objetivo e estruturado para analisar o percurso, ela pode evitar problemas sistêmicos. Dessa forma, a organização consegue avançar de maneira segura, utilizando do planejamento estratégico para a prevenção de desvios que resultam em gastos.

A não conformidade pode ser classificada em maior e menor, conforme a gravidade do problema. Quando de menor impacto, as dificuldades são mais pontuais, como a falta de algumas informações relevantes à higienização dos instrumentos. Quando de maior impacto, as dificuldades são complexas, onde há um erro sistêmico na gestão da qualidade.

O que pode provocar uma não conformidade com a ISO 9001 na sua empresa

Uma não conformidade pode ser causada por:

Equipe não envolvida com sistemas de gestão

Quando não há engajamento por parte dos profissionais envolvidos, há não conformidade. Afinal, quem executa as funções dentro de uma instituição são pessoas. Estas devem estar familiarizadas com os ditames da gestão da qualidade para que tomem responsabilidade em seus papéis. Funcionários devem garantir o padrão em cada etapa do processo.

Falta de treinamentos sobre gestão de qualidade

A falta de engajamento dos profissionais pode estar ligada à ausência de treinamentos sobre um determinado tema. É preciso que o Departamento Pessoal foque na capacitação, a fim de despertar o entendimento da importância dos Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) nos colaboradores, replicando-o a cada nova contratação. Manter a equipe instruída corretamente sobre as ações operacionais é uma forma de evitar a não conformidade.

Não equalização entre competências e normas

Outro fator que costuma levar organizações à não conformidade é a falta de equalização entre as competências de cada profissional e as exigências da empresa. Um colaborador só atua de forma condizente se tiver uma exposição clara das normas e objetivos. Quanto melhor for instruído, menores serão as quedas na produtividade e reclamações de clientes.

Estes são alguns dos motivos causadores de não conformidade. Como podemos ver, os problemas de uma má gestão da qualidade podem prejudicar os negócios. 

Benefícios com a regularização de processos e rotinas promovidos pela ISO 9001

Com a ISO 9001 a sua empresa se beneficia ao aprimorar o controle e eficiência em diversos métodos, processos e rotina. A seguir, pontuamos em tópicos o que pode ser regularizado pela norma ISO 9001. 

  • Maior agilidade na produção com processos mais inteligentes;
  • Redução de riscos e melhoria na relação com fornecedores e investidores;
  • Sistematização de planejamento e controle nas rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
  • Colaboradores com melhores níveis de comunicação e satisfação no trabalho;
  • Maior participação de mercado, já que muitas empresas exigem fornecedores com selo ISO 9001;
  • Imagem da empresa melhorada em face dos stakeholders;
  • Desenvolvimento de fornecedores, pois com a ISO 9001 passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos.
  • Queda nos custos devido à maior produtividade;

Saiba como funciona a ISO 9001

Existem softwares, como o VIGIX, desenvolvidos para que empresas possam regularizar-se junto à normas técnicas e evitar problemas com não conformidades. Por sinal, a ferramenta recebe atualizações constantes e é toda adequada ao ISO 9001.

Vem com configurações padrão, para dar um ponto de partida aos profissionais da saúde. Entretanto, também é customizável, se moldando aos processos de cada distribuidor ou fabricante. O software favorece melhorias contínuas tanto no produto, quanto no processo de logística e produção.

A sua presença consolidada no mercado torna a solução da VISTO referência em ISO 9001. Para ficar longe de problemas na gestão da qualidade e na vigilância sanitária, o VIGIX é a ferramenta perfeita. 

Solicite aqui uma demonstração agora mesmo para conhecer o potencial de suas funcionalidades, capazes de impedir a não conformidade com a ISO 9001 e outras normas de regulamentação.

 

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