Dentro da gestão da saúde, a gestão de OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) é uma questão bastante importante. Trata-se de gerenciar as idas e vindas de materiais utilizados principalmente em cirurgias e que geralmente são provenientes de fornecedores, e precisam ser cotados, requeridos, enviados, utilizados e devolvidos em tempo hábil – materiais consignados. Assim, para mensurar um fornecedor, é preciso utilizar indicadores OPMEs, que avaliam determinados aspectos desses produtos.
Saiba aqui como gerenciar a redução de risco em consignados da área da saúde
Os indicadores OPMEs, portanto, precisam fazer parte da lista de indicadores-chave, ou KPIs de clínicas e hospitais, facilitando a tomada de decisões, principalmente em cirurgias emergenciais, nas quais os materiais precisam ser disponibilizados em um tempo mais curto, mantendo as exigências de qualidade e outros fatores.
Passo a passo da gestão de OPMEs
Cada hospital ou clínica realiza a gestão de OPMEs de maneira diferente, mas algumas ações são necessárias em todos os casos. São elas:
Cotação junto aos fornecedores
É preciso listar os materiais necessários e cotá-los junto aos principais fornecedores dos estabelecimentos de saúde, optando pela melhor oferta não só de valores, mas também prazos, qualidade, disponibilidade, etc.
Envio de requisição para o plano de saúde do paciente
Caso o paciente for operado por algum plano de saúde, é preciso enviar uma requisição para o plano, com as cotações propostas.
Autorização
É necessário aguardar pela autorização do plano de saúde antes de realizar as demais etapas do processo.
Negociação
Muitas vezes, pode-se negociar, junto ao fornecedor, prazos, melhores valores, entre outros quesitos, antes de realmente fechar o negócio.
Efetivação da compra
Alguns materiais serão comprados e outros emprestados. É preciso efetivar a compra de todos eles e optar por uma forma de pagamento.
Recebimento dos materiais na data prevista
Na data agendada, o fornecedor envia os materiais e precisa que determinadas equipes o recebam.
Registro do consumo do paciente
Geralmente, é preciso registrar o consumo do paciente de cada produto, para se ter um relatório detalhado ao fim da cirurgia.
Cobrança
Após todos os passos, a cobrança é realizada na conta hospitalar.
Principais Indicadores OPMEs
Podemos dividir os indicadores OPMEs em 5 grandes grupos: financeiros (que tratam principalmente dos custos com OPMEs), de velocidade (abrangendo questões relacionadas à entrega em tempo hábil dos materiais), de confiabilidade (tratando da confiabilidade do fornecedor e dos produtos como um todo), de qualidade (destacando as conformidades necessárias dos produtos) e de flexibilidade (que apontam o quão flexível é o fornecedor, em geral), com alguns exemplos abaixo:
Indicadores financeiros
- Custo dos materiais
- Custo de entrega dos materiais
Indicadores de velocidade
- Tempo de acesso aos produtos
- Tempo de utilização dos produtos
- Tempo de cotação dos materiais
- Tempo de entrega dos materiais
Indicadores de confiabilidade
- Pontualidade na entrega dos materiais
- Integridade dos produtos
- Segurança dos OPMEs
Indicadores de qualidade
- Desempenho dos OPMEs
- Conformidade dos OPMEs
- Higiene dos OPMEs
Indicadores de flexibilidade
- Possibilidade de alteração do mix de produtos
- Possibilidade de negociação de valores
- Possibilidade de negociação de prazos
Conheça outros indicadores importantes na área da saúde
A tecnologia para acompanhar indicadores OPMEs
Utilizar um ERP é uma maneira muito eficaz de se coletar dados de forma sistemática e padronizada, permitindo comparativos internos e externos, para uma maior assertividade nas decisões. Dessa forma, o planejamento estratégico se torna mais assertivo, produz-se melhorias nos processos operacionais e extingue-se gargalos que possam existir.
Portanto, criar e acompanhar métricas e indicadores é fundamental em organizações do segmento da saúde, inclusive relacionados aos OPMEs. O ERP da Visto Sistemas, por exemplo, possui um módulo totalmente direcionado à gestão de materiais consignado, realizando o controle de estoque consignado em hospitais, gerenciando o consumo cirúrgico de cirurgias com material consignado, alertando sobre a reposição de materiais e realizando um inventário online e offline de materiais consignados.
Outro módulo relacionado aos OPMEs é o Gestão de Materiais nas atividades, que realiza requisições e reservas dentro das atividades do hospital ou clínica.
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