Implementação de um ERP: 7 dificuldades que você pode encontrar – e como superá-las

A implementação de um ERP é uma ação que traz somente benefícios às organizações. Processos automatizados e padronizados, aumento de produtividade, melhoria contínua e, consequentemente, maiores salários e lucros são apenas algumas das vantagens dessa implementação. Em um mercado cada vez mais competitivo, possuir um bom ERP é vital para toda e qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou área de atuação.

Claro que proporcionar todos esses benefícios à sua empresa irá depender de um bom planejamento e, principalmente, de um bom fornecedor de software. Basicamente, essas duas premissas bem realizadas irão garantir uma implementação bem-sucedida e alcançar todas as suas expectativas relacionadas à solução. No entanto, alguns desafios e percalços podem acontecer no caminho, e é sobre isso que trataremos neste artigo.

7 desafios na implementação de um ERP

       1. Falta de planejamento

O planejamento é uma etapa crucial da implementação de um ERP. Aliás, o planejamento é uma etapa fundamental em qualquer projeto, certo? Não seria diferente com a implementação de um software de gestão que vai impactar em todos os processos de sua empresa. Assim, não faça esse planejamento de qualquer jeito. Defina suas prioridades e tudo o que a solução precisa ter, avalie preços, cronogramas, fornecedores e só assim comece a implantação de seu ERP (sobre a diferença entre implantação e implementação: a primeira é quando se instalam os hardwares, softwares, etc. A segunda é quando ele já está rodando em sua empresa).

        2. Má escolha do fornecedor

É preciso escolher muito bem o fornecedor que irá atuar junto a você na implementação do seu ERP. Muitas empresas acabam escolhendo o fornecedor de menor valor, mas acabam tendo problemas depois, principalmente com o suporte. É preciso encontrar uma empresa idônea, com disponibilidade para realizar todas as etapas dessa implementação junto a você, oferecendo customização, treinamento e suporte.

        3. Falta de comprometimento dos colaboradores

O envolvimento dos colaboradores é essencial para a implementação de um ERP. É preciso que eles estejam a par de todos os processos envolvidos, deem opiniões, recebam respostas a suas dúvidas e, claro, sejam treinados e capacitados para o uso do software, além de entenderem os benefícios que ele trará à sua empresa. Lembre-se que qualquer mudança no modus operandi de sua organização trará resistência, e é por isso que é preciso que os colaboradores estejam envolvidos desde o início do projeto até sua implementação. 

        4. Problemas de adaptação

Mesmo após a implementação de um ERP, podem haver problemas de adaptação entre os usuários. É por isso que um bom suporte (e aí a escolha de um bom fornecedor que ofereça esse suporte ágil) é muito importante. Tenha certeza de que seu fornecedor dará todo o suporte necessário pós-venda, já que muitas empresas acabam reduzindo o contato após a venda. Converse com outros clientes do seu fornecedor e saiba como funciona essa parte do processo. Também escolha uma solução de fácil utilização, com uma interface intuitiva e próxima ao que seus colaboradores estavam acostumados.

        5. Tecnologia obsoleta

Em um primeiro momento, a solução que você escolheu para a sua empresa pode suprir todas as suas demandas. No entanto, a tecnologia em geral, e também de sistemas de gestão, estão em constante atualização. É preciso identificar se o seu fornecedor possui know-how suficiente para acompanhar as atualizações tecnológicas e oferecê-las ao seu ERP.

        6. Não integração com outros sistemas

Seu ERP precisa se integrar a outros sistemas que você utiliza em sua empresa. Tenha certeza que a solução escolhida possui essa facilidade de integração. De outra forma, você precisará mudar todos os outros softwares utilizados e isso lhe custará muito mais do que você planejava. 

        7. Problemas com o licenciamento

É preciso verificar a forma de cobrança de licenciamento do seu software. Alguns fornecedores cobram por usuário, outros possuem uma taxa única. Há os que funcionam em servidor próprio, outros na nuvem. Tudo isso é preciso mensurar, principalmente se você pretende expandir seu negócio. Verifique a escalabilidade da sua solução. Isso vale tanto para quem pretende ampliar o número de usuários como para quem passa por fases em que o número de usuários diminui – você pode estar pagando mais do que realmente precisa.

Implementação de um ERP pela Visto Sistemas

O ERP da Visto Sistemas conta com:

Equipe Especializada

Nossos profissionais estão preparados para entender exatamente o que a empresa precisa e oferecer o melhor sistema, tornando todo esse processo mais fácil e eficaz. Estamos presentes durante todo o processo de transição e oferecemos treinamentos sobre o novo sistema para lideranças e colaboradores. 

Workflow

O workflow de nosso sistema passa por todos os processos das empresas, facilitando a experiência dos usuários no dia a dia, para um melhor desempenho de suas funções. 

Customização

Nossa solução é a sua solução. Elaboramos módulos de acordo com a sua necessidade e número de usuários, para que seu custo não seja nada maior nem menor do que o necessário. Também integramos nosso sistema com os sistemas que você possivelmente já utilize em sua empresa. 

Se quiser agendar uma demonstração do que podemos fazer por você, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta