Imagem de mãos masculinas digitando em um notebook sobre uma mesa

5 benefícios de um ERP para a gestão fiscal na área da saúde

Todo e qualquer processo tributário de uma empresa é da competência dos colaboradores envolvidos com a gestão fiscal do negócio. Isso pode incluir rotinas de acompanhamento, de controle, de análise e de planejamento, além de tomadas de decisão que dizem respeito às obrigações da sua empresa no universo tributário.

Do mesmo modo, também estão sob o guarda-chuva da gestão fiscal de sua empresa as ações que envolvem recolhimento de tributos de um negócio – como escolha do regime tributário, pagamento de tributos, análise de compensação de tributos, etc.

Neste artigo, vamos destacar 5 benefícios que um software de gestão integrada (ERP) pode trazer para a gestão fiscal de sua empresa na área de saúde. Acompanhe o texto para se inteirar sobre o assunto e manter a saúde fiscal da sua empresa em dia.

Qual a importância do compliance fiscal?

Compliance significa conformidade. Portanto, compliance fiscal é o conjunto de regras e medidas que visam a integridade fiscal da empresa dentro do ambiente tributário do Brasil.

Ao adotar o compliance fiscal, a empresa passa segurança tanto internamente, para os colaboradores, quanto para externamente, para os clientes. Isso ocorre em razão da transparência e responsabilidade exigidos pelo compliance.

Quais as principais vantagens do ERP para a gestão fiscal?

Vamos detalhar melhor a importância do compliance fiscal nos tópicos a seguir, destacando a importância do ERP para a adoção desse modelo de integridade:

Dados organizados

Ao permitir guardar as informações na nuvem com segurança, um software ERP não só reduz despesas com estruturas físicas, mas também facilita a organização de documentos. 

Para os setores contábil e fiscal, essa praticidade e agilidade trazem grande benefício, especialmente quando o sistema integrado de gestão é desenvolvido para nichos de mercado, como é o caso do ERP da Visto Sistemas para as empresas da área de saúde

Pesquisas ágeis

Como dissemos no item acima, qualquer atividade contábil e fiscal que demande consulta de documentos e informações atuais e pretéritos é beneficiada pela agilidade nas pesquisas proporcionada por um software ERP. 

Processos fiscais e automatização

São várias e diversas as leis e regras que regulamentam a empresa de modo a que permaneça em compliance fiscal. Isso significa vigília constante para impedir a aplicação de multas por perdas de prazos ou demais penalidades inerentes às relações comerciais.

Toda essa burocracia, no entanto, pode ser automatizada por um ERP. Ao fazer isso, a empresa da área da saúde concede a seus colaboradores o tempo necessário para se dedicar a atividades mais estratégicas, que exigem foco.

Atualização contínua das diretrizes

Assim como as leis mudam para se adequar a novos tempos, o compliance fiscal exige flexibilidade para se adaptar continuamente às novas diretrizes que possam surgir. 

É uma adaptação muitas vezes disruptiva, mas que pode ser facilitada considerablemente com a implantação de um ERP, dadas as facilidades já mencionadas nos tópicos acima.

Cumprimento das obrigações fiscais  

O cumprimento das obrigações fiscais na rígida estrutura tributária brasileira é um dos benefícios de um ERP para a gestão fiscal na área da saúde.

A complexidade do assunto é contornada por causa das funcionalidades que um ERP dedicado para as empresas da saúde, como é o caso do software de gestão integrada da Visto Sistemas, oferece.

No subitens a seguir, vamos exemplificar como isso ocorre apresentando as vantagens de um ERP para o cumprimento de obrigações fiscais, tais como:

eSocial

O fisco nacional obriga que os dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de sua empresa sejam encaminhados todos os meses à Receita Federal. Esse encaminhamento deve ocorrer através de um formato eletrônico que inclua os documentos fiscais inerentes à obrigação.

Entre as informações relacionadas ao eSocial, é possível indicar os dados concernentes aos colaboradores, tais como dispensas, contratações, afastamentos e folhas de pagamentos. 

Com um ERP como o da Visto Sistemas, a recuperação e preparação dessas informações são otimizadas. Ou seja, os encaminhamentos ocorrem de maneira automatizada e célere.

ICMS

Assegurar que o Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) será recolhido de modo correto e dentro dos prazos é crucial para a saúde fiscal de qualquer operação de venda. Com o ERP, a sua empresa consolida o encaminhamento dos dados referentes ao ICMS de maneira especificada e sem erros, tornando mais eficaz a transmissão das informações à Receita Federal. 

SPED Fiscal

A cada período mensal, as empresas devem encaminhar ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) as informações relativas ao cálculo dos impostos devidos, como o ICMS e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). 

São informações que precisam ser enviadas através de um documento eletrônico com layout específico — e em conjunto aos documentos fiscais a que dizem respeito. 

Um ERP, portanto, atua como um catalisador dessas operações, bloqueando a possibilidade de enganos e erros, além de automatizar a transmissão de dados. 

Implemente um ERP na sua gestão 

Ficou interessado em conhecer a solução da VISTO para a gestão fiscal do seu negócio na área da saúde? Fale conosco e conheça mais detalhes sobre o nosso ERP e as tendências de mercado para a sua área.