gestão em saúde

Gestão em Saúde: otimize os processos em 7 passos com ajuda do Vigix

Que a gestão em Saúde é fundamental para seu negócio, você já sabe! Porém, encontrar formas de melhoria para as atividades desempenhadas no cotidiano de clínicas e hospitais não é uma tarefa muito simples, não é mesmo? Afinal, são vários os fatores que devem ser levados em conta ao optar pela alternativa ideal.

Neste post, trouxemos 7 passos para que você otimize os seus processos de gestão em Saúde com a ajuda do VIGIX, o software para assuntos regulatórios e segurança sanitária da Visto Sistemas. Continue a leitura e conheça, em detalhes, cada um deles!

7 passos para melhorar já a sua gestão em Saúde

1) Gestão de Documentos

Uma gestão de documentos permite armazenamento, busca, versionamento, visualização e controle de versões obsoletas, contando com workflow para o fluxo de aprovações. Passa pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, registrando o responsável por cada uma destas etapas. Também conta com um controle de distribuição de documentos por versão.

Além disso, considera permissões de acesso específicas a cada documento. Quando surge novas versões, responsabilidades ou validades, notificações e alertas são disparados aos usuários envolvidos. Garantindo uma maior qualidade e eficácia no gerenciamento através das listas mestras interna, externa e controle de registros.

Em resumo, o módulo de Gestão de Documentos do VIGIX atua em:

  • Controle do processo de criação, revisão, aprovação e treinamento de documentos;
  • Histórico de revisões e versões obsoletas;
  • Notificações quando há alterações ou vence o prazo de validade;
  • Gestão de permissão de acesso por pasta  e documento;
  • Gerenciamento de cópias controladas.

2) Qualidade

Em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), todos os processos são desenhados e amarrados para facilitar a rastreabilidade e a aplicação das normas regulatórias. E, além disso, garantir um funcionamento adequado aos produtos e processos da empresa, tratando fatores como reclamação e/ou devolução, não conformidade, ação corretiva ou preventiva, recolhimento de campo, auditoria, avaliação de fornecedores e solicitação de informação.

Este módulo oferece como recursos o modelo 5W2H e a possibilidade da empresa manter o seu padrão estabelecido de gestão em Saúde.

Em resumo, o módulo de Qualidade do VIGIX atua em:

  • Gestão de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC);
  • Ocorrência e não conformidade;
  • Plano de ação corretiva e preventiva;
  • Recolhimento e ação de campo;
  • Auditoria.

3) Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas ideal conta com um completo cadastro de colaboradores, com foco em avaliação de treinamento. Assim, é possível aplicar e mensurar as avaliações 180° e 360°, registrar, aplicar e obter avaliações dos treinamentos necessários – seja por procedimento ou função. Além disso, mantém o controle de EPIs e recursos diversos.

Linkado diretamente ao módulo de Gestão de Documentos, é possível ter controle e registro dos treinamentos por versão de cada documento utilizado.

Em resumo, o módulo de Gestão de Pessoas do VIGIX atua em:

  • Gestão dos colaboradores;
  • Controle de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Descrição de cargos e salários;
  • Gestão de currículos;
  • Recrutamento & Seleção;
  • Reserva de salas;
  • Identificação de treinamentos com lista de presença e avaliação de eficácia.

4) Calibração

A calibração é um processo desenvolvido com o total acompanhamento de metrologista, a qual oferece a possibilidade da empresa fazer a parametrização de equipamentos internos e também de terceiros.

Assim é feito o registro, o controle de equipamentos calibrados interna e externamente e a notificação de validade das calibrações, o que oferece uma garantia de cumprimento da norma e afeta diretamente muitos outros produtos.

Após obter as informações de medição, realiza os devidos cálculos e ainda disponibiliza os resultados conforme padrões previamente indicados, gerando laudos correspondentes, bem como o controle sobre as datas de vencimento.

Em resumo, o módulo de Calibração do VIGIX atua em:

  • Registro e histórico de calibrações;
  • Procedimentos e métricas.

5) Registro de Produto

Para empresas que são detentoras, o registro de produto oferece a praticidade de em um único processo padronizar produtos, controlar fases e petições junto à ANVISA, sem perder prazos ou ser penalizado por isso.

Também conta com facilitadores e alertas para os prazos vitais da gestão em Saúde. Fora isso, auxilia na geração dos relatórios técnicos que devem ser anexados ao processo.

Em resumo, o módulo de Registro de Produto do VIGIX atua em:

  • Controle de prazos com alertas;
  • Registros, petições e fases;
  • Facilidade para padronização dos produtos;
  • Agilidade na geração dos relatórios técnicos.

6) Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos conta com toda análise, avaliação, gestão e monitoramento da efetividade do controle de risco. Seu desenvolvimento é baseado na técnica Failure Mode and Effect Analysis (FMEA). Contribui de maneira expressiva para minimizar as falhas nos processos e atender com mais eficiência às demandas de melhorias constantes.

Em resumo, o módulo de Gerenciamento de Riscos do VIGIX atua em:

  • Controle e detecção de situações perigosas;
  • Identificação e análise dos grupos de perigo;
  • Matriz de risco;
  • Gestão das medidas de controle.

7) Indicadores

Os indicadores apresentados em cada um dos módulos citados também estão centralizados em um módulo de gerenciamento específico da gestão em Saúde.

Por meio dele, é possível monitorar os diversos indicadores necessários para a avaliação e gerenciamento da qualidade, possibilitando a melhoria contínua da empresa em processos internos e externos.

Em resumo, o módulo de Indicadores do VIGIX atua em:

  • Indicadores para gerenciamento de cada processo.

Hoje em dia, o VIGIX está disponível em módulos individuais para se encaixar à demanda de cada gestão em Saúde. Totalmente específico para a cadeia de fornecimento de saúde, é o único no mercado que atende as normativas Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), Organização Nacional de Acreditação (ONA) e International Organization for Standardization (ISO).

Inclusive, apresenta plug-in para integração com os principais ERPs do setor numa solução multiplataformas completa para segurança sanitária.

O programa também é voltado para a experiência do usuário com processos simplificados, atuando na diminuição de falhas que ocorrem em registros manuais. Na gestão em Saúde, todos podem interagir com as mesmas informações a qualquer momento.

Com o sistema VIGIX, é possível garantir uma qualidade ainda mais estratégica. Identifique a necessidade do seu negócio e contrate por módulo, pagando apenas o que você precisa!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta