Certificações da qualidade: quais são e como obtê-las?
Certificações da qualidade são provas de que as empresas atendem a determinados requisitos com relação aos seus processos, práticas, produtos e serviços. Isso impacta não somente na qualidade dos produtos e serviços em si, mas também na percepção dos consumidores com relação à empresa e na sua responsabilidade social perante o mercado.
Hoje, uma empresa que não possua um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem estruturado, está comprometendo não somente a qualidade de seus produtos, mas também sua permanência no mercado. As certificações de qualidade não são mais um diferencial, mas uma exigência do mercado como um todo e também dos consumidores.
Saiba o que é a gestão da qualidade
Sua empresa ainda não tem nenhuma certificação? Quer conhecê-las um pouco melhor e saber como adquiri-las? Continue lendo este artigo.
Quais são as principais certificações da qualidade?
Primeiramente, para deixar claro, a gestão da qualidade segue normas internacionais, desenvolvidas pela ISO – Organização Internacional para Padronização. Trata-se de uma organização não governamental criada em Genebra, na Suíça, cujo principal objetivo é estabelecer normas que devem ser seguidas pelas empresas que optam por adotar um SGQ.
A ISO reúne os grêmios de padronização de 162 países, sendo o Brasil um membro desde 1947. A representante oficial da ISO no Brasil é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Dito isto, vamos às certificações da qualidade:
ISO 9001
A ISO 9001 é a principal certificação relacionada à qualidade. Ela pressupõe que se criem metas da qualidade para serem atingidas. A certificação é indicada para empresas de qualquer porte e segmento. O foco da ISO 9001 é a satisfação do cliente via otimização de processos.
ISO 14001
A ISO 14001 tem foco no Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, nas questões sustentáveis e proteção ambiental que devem estar ligados aos processos da empresa, seguindo protocolos internacionais.
ISO 17025
A ISO 17025 trata da certificação de laboratórios de calibração e ensaios. A certificação garante que as empresas realizam seus processos com precisão, obtendo resultados de alta qualidade.
NBR 16001
A NBR 16001 está relacionada ao sistema de responsabilidade social. O objetivo desse sistema de gestão é incentivar o comprometimento das empresas com a promoção da cidadania, além da transparência em suas atividades e do desenvolvimento sustentável da região onde atuam.
Como obter as certificações da qualidade
Para qualquer uma das certificações, é preciso seguir um passo a passo bem simples, que consiste em:
-
Conhecer a norma
Primeiramente, claro, é preciso ler a norma e estudá-la. Nela, estão descritas todas as boas práticas necessárias para a obtenção da certificação que sua empresa quer obter.
2. Realizar um diagnóstico da empresa
Se a empresa não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, ou de Gestão Ambiental, ou outro, provavelmente várias dessas normas não estão sendo corretamente seguidas. Assim, é preciso fazer um diagnóstico da sua empresa, identificando as não conformidades para depois atuar na resolução dos problemas.
3. Fazer um escopo
Para a obtenção de uma certificação, será necessário realizar um escopo para o sistema desejado. Isso irá traçar o que será preciso ser feito até a data da auditoria.
4. Implantar
Com o diagnóstico e o escopo bem definidos, é hora de implantar as melhorias identificadas. Ou seja, mão na massa e faça o que tem que ser feito. Monte um plano de ação com um cronograma, delegue tarefas, responsabilidades e não esqueça de conversar com os colaboradores sobre tudo que estiver sendo realizado. Afinal, a implementação de um sistema de gestão impacta a todos na empresa e pode causar muita resistência ao mexer na zona de conforto das pessoas.
5. Realizar auditorias internas
Antes de contratar um órgão certificador para obter a certificação, realiza auditorias internas até que suas metas tenham realmente sido alcançadas.
Conheça as etapas das auditorias da qualidade
6. Realizar a auditoria do órgão certificador
Seguindo todos os passos anteriores, sua empresa estará pronta para receber o órgão certificador e obter a tão desejada certificação.
Todos os passos acima serão bem melhor executados se a empresa possuir um software da qualidade, como o VIGIX. Isso porque ele padroniza e automatiza processos, de acordo com as normas do Sistema de Gestão da Qualidade, evitando que qualquer atividade saia do padrão requerido.
Quer conhecer melhor o VIGIX? Solicite uma demonstração!
Deixe uma resposta
Quer se juntar à discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!