Existem diversas ferramentas de qualidade que ajudam empresas na busca por maior excelência na prestação de serviços e atendimento ao cliente. Esse esforço por excelência, inclusive, deve integrar o centro dos esforços de uma gestão responsável. Como apoio para isso, o SGQ, ou Sistema de Gestão da Qualidade Total, é fundamental.
Empresas com níveis de maturidade iniciais geralmente restringem as ações de qualidade aos donos. No entanto, com o crescimento e aparecimento de lideranças, torna-se necessária a implementação de alguma metodologia que ajude a garantir que a qualidade está sendo buscada.
Neste artigo, vamos aprofundar no assunto
Boa leitura!
O que é SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade)?
SQG é uma sigla para Sistema de Gestão da Qualidade. Essa sigla traduz um conjunto de processos que visam criar um ambiente propício para que as metas e objetivos de qualidade sejam alcançados. SQG é, portanto, verdadeira mudança de cultura.
Através do Sistema de Gestão de Qualidade, a empresa consegue definir processos que garantam a satisfação do cliente final, bem como cumpram as regulamentações de qualidade do setor (como a ISO 9001).
Há, ainda, uma outra função do SGQ que é a de mensurar a eficiência dos processos de qualidade implantados, identificando em quais pontos pode haver algum nível de melhoria.
Qual a importância do SGQ?
A importância do SGQ está relacionada sobretudo à diferenciação competitiva que as práticas relacionadas ao sistema levam a empresa a implementar. Quando há um esforço contínuo e conjunto para essa implementação, os bons resultados são percebidos sobretudo no impacto que a empresa consegue gerar no mercado.
O conjunto de normas ISO 9000 é um dos principais pontos de referência quando o assunto é Sistema de Gestão da Qualidade. Através de requisitos a serem cumpridos, o ISO 9000 garante que a empresa está executando corretamente os princípios da qualidade. Essa garantia se dá sobretudo através da certificação emitida.
Os sistemas de gestão da qualidade ISO 9000 são importantes referências, mas a qualidade se adapta a cada empresa, mercado e modelo de negócio.
Quais os benefícios do SGQ?
Existem empresas cujo mercado exige certificações de qualidade. Sem essas certificações, certos negócios podem se isolar do restante do mercado, tendo bastante dificuldade de criar relacionamentos e vender.
Sem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é impossível obter tais certificações. No entanto, não basta consegui-las, é preciso garantir que tudo o que for produzido pela empresa esteja padronizado dentro das especificações da qualidade.
Ao fazer isso, a organização passará a gozar de uma série de benefícios, que tocam todas as áreas da empresa. Conheça, a seguir, os principais benefícios de implantação do SGQ:
Organização dos processos da empresa
Um dos primeiros e principais impactos que o SGQ gera na empresa diz respeito aos processos internos. Um Sistema de Gestão da Qualidade exige que os processos passem por uma rigorosa organização, sendo determinado, inclusive, quem são as pessoas responsáveis por cada uma das ações.
Essa atribuição de tarefas evita certos gargalos de execução de processos que são bem comuns em qualquer empresa. O fundamental é documentar tudo isso, bem como os demais passos e definições realizados a partir da organização desses processos.
Redução de custos
Grande parte dos custos envolvidos estão relacionados a processos executados fora dos padrões de qualidade. Quando não há, por exemplo, um padrão de aproveitamento de materiais, o nível de desperdício obriga a empresa a descartar produtos ou matéria-prima que poderiam ser tranquilamente utilizados.
Além disso, a ausência de padronização obriga a equipe de produção a ter de encarar retrabalhos, para executar tarefas que já deveriam estar finalizadas. Na outra ponta, ou seja, no cliente, alguns problemas na produção também levam a um excedente nas devoluções e reclamações.
Ao implantar o SGQ, ou Sistema de Gestão da Qualidade), todas essas ocorrências negativas são, em algum nível, mitigadas.
Aumento da produtividade
A gestão da qualidade também deve impactar no tempo necessário para a execução das tarefas. Isso porque, quando não há processos de qualidade implementados, é comum que durante o ciclo de produção apareçam situações que atrasam a execução das tarefas.
Além disso, quando não existem protocolos e padrões para serem seguidos, é exigido do colaborador que tome decisões casuísticas, o que demanda tempo de raciocínio e de finalização das tarefas.
O SGQ, portanto, padroniza o que precisa ser padronizado, diminuindo o tempo de raciocínio e aumentando a produtividade.
Fidelização dos clientes
Experiências positivas são o alicerce da construção de uma comunidade de clientes satisfeitos e fidelizados. Ora, através da implementação do SGQ, haverá um impacto direto no consumidor final, que perceberá produtos de maior qualidade e, com isso, comprará mais frequentemente e não mudará de marca tão cedo.
Há, ainda, um outro destaque: quando um Sistema de Qualidade está implementado, a empresa tem uma tração maior para atrair novos clientes, já que a marca será percebida com valor muito maior dado ao esforço de promover o SGQ.
Melhoria dos processos e dos resultados
A implementação do SGQ toca diretamente em cada um dos processos da empresa, tornando-os mais eficientes. Com isso, o negócio cresce na medida em que as práticas são adotadas, implementadas e vivenciadas pela organização.
Representação da marca no mercado
Há um impacto mercadológico para empresas que optam pela implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Isso ocorre porque, mesmo que a organização não tenha um certificado oficial (e ter é sempre o recomendado), o simples fato de seguir padrões de qualidade já consegue promover um grande diferencial competitivo.
Isso porque o cliente observa todos os detalhes, inclusive o seguimento ou não de rígidas políticas de qualidade. Quando há esse seguimento, a percepção de valor cresce, influenciando também nas vendas.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conhecer sobre SGQ, ou Sistema de Gestão da Qualidade. Definimos essa ferramenta como um conjunto de processos que visam criar um ambiente propício para que as metas e objetivos de qualidade sejam alcançados.
Mostramos, também, a importância do SGQ e seus benefícios, que resumimos a seguir:
- organização dos processos;
- redução de custos;
- aumento da produtividade;
- fidelização dos clientes;
- melhoria dos processos e dos resultados;
- representação de marca no mercado.
Gostou do nosso artigo? Continue a saber mais e leia o conteúdo que aborda o papel do gestor da qualidade no SQG.