Falar de gestão de qualidade na saúde parece, em um primeiro momento, ter uma importância secundária. Mas muito pelo contrário. A gestão de qualidade ocupa o centro das preocupações de um bom gestor.
Isso porque a gestão de qualidade na saúde consegue abraçar holisticamente todos os processos envolvidos na saúde, sobretudo na fabricação e distribuição de insumos e materiais do gênero.
Entre as ferramentas mais comuns de gestão da qualidade, podemos destacar a Matriz SWOT, o Ciclo PDCA e, por fim, 5W2H.
A primeira identifica e explicita as forças e fraquezas da empresa, além de identificar as oportunidades e ameaças no mercado. Já a segunda ferramenta consegue melhorar e otimizar os processos.
Por fim, a terceira ferramenta mapeia e monitora os processos, com foco em melhorar a eficiência das ações.
Neste artigo, mostraremos alguns dos motivos pelos quais a gestão de qualidade na saúde deve ser aplicada em empresas e instituições ligadas à saúde
Por que é importante ter gestão da qualidade em empresas de saúde?
A gestão de qualidade na saúde tem sua importância relacionada às melhorias que podem ser sentidas nessas áreas, já que seu principal objetivo está justamente na melhoria constante.
Essa melhora toca diversas áreas da instituição, o que inclui os processos burocráticos e administrativos, bem como processos internos, procedimentos clínicos, atendimento, etc.
Ao aplicar as metodologias de gestão da qualidade, a empresa pode esperar reflexos como segurança, responsabilidade e alta qualidade por parte dos colaboradores e dos procedimentos.
O principal beneficiado será, no final das contas, o paciente, que poderá gozar de serviços com uma qualidade muito superior.
6 motivos para implementar gestão da qualidade em empresas de saúde
A gestão de qualidade na saúde consegue promover o desenvolvimento mais orgânico das áreas, de modo a mensurar, avaliar, identificar oportunidades de melhoria e aproveitá-las em todos os ambientes do hospital ou da instituição de saúde.
Na área de saúde é exigida uma atenção especial, sobretudo porque qualquer ação irá impactar naquele que é o principal envolvido em todas as ações: o paciente. A gestão de qualidade garante que ambientes, insumos e procedimentos promovam segurança para quem é atendido.
Mas os reflexos são ainda mais complexos, já que os próprios funcionários da instituição de saúde são protegidos através dos procedimentos adotados.
Além de tudo isso, conheça a seguir alguns outros motivos para implementar a gestão da qualidade na sua empresa de saúde:
Identifica falhas
Quando falamos de saúde, as falhas podem ser fatais.
Um equipamento manuseado inapropriadamente, por exemplo, pode infectar algum funcionário ou até mesmo um cliente. Ninguém quer que isso aconteça.
É por isso que a gestão de qualidade na saúde é tão importante.
Ao adotar esses processos, permite-se identificar falhas e gargalos nos procedimentos, de modo que qualquer acidente, por mais simples que possa parecer, seja evitado.
Isso é sinônimo de segurança para clientes e funcionários, mas também de conforto jurídico para o hospital (ou instituição de saúde).
Na saúde, não é possível dar sorte ao azar, e justamente por isso, implementar a gestão da qualidade em empresas é tão importante.
Reduz custos
A gestão de qualidade na saúde não está associada apenas à segurança, mas também à eficiência.
Ao aplicar uma gestão eficiente, será possível experimentar tempos menores e mais otimizados para produção (no caso de fabricantes) e de atendimento (no caso de hospitais), preservando, no entanto, a qualidade.
Os custos envolvidos nesses processos também são influenciados, e no sentido de serem diminuídos mesmo. Com isso, é possível aumentar a margem de lucro ou, então, reduzir os preços repassados para o cliente, como estratégica vantagem competitiva com o mercado.
Com a redução de custos, será possível investir em outras áreas que merecem maior atenção para retenção de clientes, como marketing, vendas e parcerias com instituições, convênios, etc.
Favorece diagnósticos assertivos
Um diagnóstico errado pode representar sérios problemas jurídicos para um hospital.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, diagnóstico errado pode dar ao paciente direito à indenização, sobretudo se for comprovado que houve negligência hospitalar.
Notícias de fatos como esse são bem comuns na mídia, como no exemplo a seguir:
Em juízo, a falta de processos de gestão da qualidade representa, por si só, um indício de que houve negligência por parte do hospital.
Aplicar processos de qualidade, portanto, é essencial para que o hospital tenha argumentos válidos de defesa caso seja processado.
Ao mesmo tempo, esses processos garantem uma maior segurança para o paciente, evitando a ocorrência de erros que motivam pleitos jurídicos.
Uso de ferramentas adequadas
A gestão de qualidade também favorece a utilização de ferramentas adequadas nos procedimentos.
Isso acontece devido ao fator de organização, que facilita o encontro de ferramentas e também previne contra a falta, já que a gestão do estoque também é beneficiada pela gestão de qualidade.
Pacientes e profissionais da saúde mais satisfeitos e seguros
Já falamos disso por tabela em nosso texto, mas vale a pena dar uma atenção especial: a gestão de qualidade consegue fornecer um nível de segurança muito mais aprofundado para os pacientes.
Ao perceber um ambiente seguro, a própria percepção do cliente com relação à marca é favorecida.
No que diz respeito aos profissionais de saúde, ao perceberem ambientes mais seguros, a satisfação com o trabalho cresce, já que a falta de segurança é uma das principais reclamações desse tipo de profissional.
Melhoria dos processos e dos serviços prestados
Quando há melhora nos processos também há uma consequente melhora nos serviços prestados.
A diminuição do estresse da equipe, a organização dos produtos, a definição de procedimentos de atendimento, entre outras medidas, conseguem otimizar a prestação do serviço, melhorando a experiência do cliente.
Conclusão
Antes de finalizarmos este artigo, vamos relembrar os principais motivos para implementar a gestão da qualidade na saúde:
- Identifica falhas;
- Reduz custos;
- Auxilia no diagnóstico correto;
- Uso de ferramentas adequadas;
- Pacientes e profissionais mais satisfeitos e seguros;
- Melhoria dos processos e dos serviços prestados.
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