Registro de produto: como você acompanha os seus concorrentes?

19 de julho de 2024
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Sua empresa atua com fabricação, distribuição ou importação de produtos e correlatos da área da saúde? Então você sabe que o registro de produto é uma questão muito importante e decisiva para que sua empresa atue legalmente no mercado e conquiste seus objetivos. Mas você tem acompanhado esse quesito nos seus concorrentes? E outras questões, para saber do posicionamento dessas empresas perante o mercado? Neste artigo, vamos abordar a importância do registro de produto, da análise da concorrência e fazer um paralelo entre os dois. Acompanhe!

O que é registro de produto

De acordo com a Anvisa, registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle, realizado pela própria Agência, antes da comercialização de uma mercadoria, utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Para que os produtos sujeitos à vigilância sanitária sejam registrados, é preciso que eles atendam aos critérios estabelecidos por lei e pela regulamentação específica estabelecida pela Anvisa. Esses critérios objetivam minimizar eventuais riscos associados ao produto.

É de inteira responsabilidade da empresa fabricante ou importadora a qualidade e a segurança dos produtos registrados junto à Anvisa.

O que é análise da concorrência

A análise da concorrência nada mais é do que realizar um benchmarking de tempos em tempos para saber como empresas do seu segmento estão atuando no mercado, o que elas estão fazendo de diferente, como está o registro de produto desses concorrentes, entre outras questões. Abaixo, algumas dicas de como realizar essa análise:

1- Defina seus concorrentes

Antes de mais nada, você precisa saber exatamente quem são os seus principais concorrentes. Os concorrentes diretos são os que possuem produtos iguais aos seus e disputam o mesmo mercado. Já os indiretos são os que oferecem produtos semelhantes. Defina quais deles competem de forma mais acirrada com você.

2- Realize pesquisas de mercado

Ouça o que os consumidores falam sobre seus concorrentes. Eles estão satisfeitos com os produtos? Quais são as principais qualidades deles? E os defeitos?

3- Analise sites e redes sociais dos concorrentes

É preciso entender a presença digital da marca de seu concorrente, avaliando o site e a forma como ele gerencia suas informações. Ali também você consegue analisar como os consumidores se comportam com a marca, como eles interagem com ela, entre outras questões.

4- Procure por avaliações

Sites de avaliações, como o Reclame Aqui, são imprescindíveis para avaliar a concorrência. Neles, você consegue entender principalmente os desafios de seus concorrentes e tentar agir diferente em sua empresa.

5- Fique de olho na imprensa

Sua concorrência possivelmente é citada em jornais impressos e na internet, principalmente se ela tiver uma boa assessoria de imprensa. Confira o que as notícias dizem sobre essas empresas.

6- Saiba como seu concorrente atua na publicidade

Que tipo de material seus concorrentes trabalham na questão da publicidade? Eles utilizam a TV? A internet? Influencers? Entenda como essas ações funcionam para eles.

7- Acompanhe o registro de produto da concorrência

Finalmente chegamos a uma questão crucial e bem particular a empresas da área de saúde: o registro de produto. É muito importante acompanhar todos os registros de seus concorrentes e entender como ele está atuando na área de Pesquisa e Desenvolvimento e que tendências ele está seguindo. E como fazer isso? Confira no próximo tópico.

Como acompanhar o registro de produto de concorrentes

A Anvisa disponibiliza uma busca por produtos registrados em seu site. Mas, para facilitar o processo, a Visto Sistemas inclui essa busca em seu módulo de Registro de Produto do Vigix, software de gestão para empresas de produtos da saúde. Assim, além de acompanhar o registro dos produtos da sua empresa, é possível também buscar registros de seus concorrentes e entender melhor a sua atuação no mercado.

Outros módulos do Vigix são:

– Gestão de documentos

– Qualidade

– Gestão de pessoas

– Calibração

– Registro de produto

– Gerenciamento de risco

– Indicadores

– Administração das informações

Quer saber mais sobre como o Vigix pode ajudar a sua empresa? Solicite uma demonstração!

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