O dia-a-dia de hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas da área de saúde traz aos executivos um emaranhado de decisões complexas e multidisciplinares.
No mundo atual, é impossível cuidar de toda essa complexidade sem a ajuda da tecnologia, mas a escolha da melhor ferramenta tecnológica também é uma tarefa complexa em si mesma.
Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de contar com um sistema de gestão integrado, ou seja, um ERP (Enterprise Resource Planning) inteiramente desenvolvido para a área de saúde.
Você vai saber como, por meio de um ERP de gestão hospitalar, é possível integrar gestão financeira, suprimentos e fiscal em um único sistema.
Para que serve, afinal, um ERP em saúde?
Em tradução literal, enterprise resource planning significa planejamento de recursos da empresa.
Um software ERP, portanto, é aquele que acompanha todos os processos de um negócio, elevando a qualidade e reduzindo o tempo necessário para que sejam desenvolvidas certas atividades.
Além disso, serve para controlar quaisquer áreas envolvidas, realizando avaliações periódicas e oferecendo dados para uma administração efetiva dos recursos disponíveis.
Isso permite que hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas da área tornem mais efetiva e dinâmica suas decisões de compra, por exemplo.
ERPs para saúde são classificados geralmente em três fases:
- Aplicação: funcionalidades que ajudam no processo;
- Banco de dados: registro e segurança das informações geradas na fase anterior;
- Framework: chance de atualizações ou mudanças no programa.
ERPs em saúde são desenvolvidos e adaptados à realidade de cada cliente. Sendo assim, pode ser personalizado de acordo com as necessidades e interesses dos usuários que têm acesso ao sistema.
Dessa maneira, o software consegue antever riscos, emitindo alertas importantes e em tempo de serem solucionados. Um exemplo é quando há lacunas que faltam preenchimento ou datas que estão chegando ao prazo final.
Qual a importância de ERP para o negócio?
A importância de um ERP de gestão hospitalar gira em torno do fato de que, com ele, as pessoas têm acesso às informações integradas de vários processos da sua empresa. Isso implica uma visão do panorama geral do negócio, sendo que ainda há a possibilidade de focar nas atividades de maior interesse para avaliação caso a caso.
Com essa alternativa de enxergar os processos como um todo, no cenário dos hospitais e/ou das clínicas especializadas, torna-se mais fácil estabelecer objetivos que devem ser alcançados em curto, médio e longo prazo. Isso porque o software pode mostrar informações entre um determinado espaço de tempo e, desse modo, é possível otimizar os aspectos que não estão atingindo as performances desejadas.
Assim, criam-se oportunidades para que os negócios em saúde atuem de maneira integrada e simples, elevando seus resultados naturalmente em todos os sentidos.
Por isso, o mais recomendado no momento é evitar atitudes impulsivas ou que sejam mal concebidas de maneira desnecessária. Afinal, um ERP de Saúde pode otimizar processos e agir em fatores críticos de sucesso do negócio – ou ainda sob uma ótica geral, levando os hospitais e/ou clínicas especializadas rumo ao topo.
Em que áreas um ERP em saúde atua?
O ERP para saúde atua em áreas do processo como Financeiro, Comercial, Suprimentos e Fiscal, de forma que apresenta uma integração necessária para o sucesso da sua empresa. Isso deve ocorrer desde o nascimento da proposta comercial, passando pela venda do produto e o estoque, até chegar na nota fiscal. Tudo num mesmo banco de dados, gerido por um único sistema e minimizando os riscos de perda de informações. Afinal, quando há menos erros, há também menos retrabalho.
Conheça o ERP em Saúde da Visto Sistemas
O software é capaz de assegurar aos seus clientes a eficácia dos processos operacionais específicos do setor. Seja você uma empresa de OPMEs, correlatos, cosméticos, saneantes e/ou qualquer outro tipo de produto.
Este é o único ERP em Saúde que garante não só a evolução contábil/fiscal, mas também a segurança sanitária, obedecendo às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para sua empresa.
Confira nos tópicos a seguir as principais funcionalidades do ERP da Visto Sistemas.
Agendamento de cirurgias
Mais do que um simples registro de datas, a funcionalidade possibilita gerir orçamentos de cirurgias e a controlar todo o processo, como o consumo cirúrgico, a remessa, retorno e inspeção de material e as pendências.
Também permite a gestão das caixas/kits, incluindo a montagem, a reposição e o abastecimento.
Material consignado
Recurso extremamente necessário na rotina de hospitais, clínicas e laboratórios, o controle de estoque consignado é um dos principais diferenciais do ERP em saúde da Visto Sistemas.
Com essa funcionalidade, as empresas podem fazer uma gestão eficiente e completa do consumo de material consignado em cirurgias, facilitando a reposição de peças, componentes e medicamentos.
Um inventário eletrônico que pode ser utilizado de forma online e offline é outra função oferecida pelo software.
Rastreabilidade e armazenamento
Permite, entre outras tarefas, uma total rastreabilidade de pacientes através de etiquetas com código de barras e RFID.
A mesma tecnologia é empregada para a realização de inventários por endereçamento, para o controle de não conformidades e para a gestão de validade de produtos e registros.
Tudo isso de acordo com processos que atendem às normas da ANVISA. Sem contar que a funcionalidade gera relatórios gerenciais de rastreabilidade, apontando entradas, saídas e/ou reservas.
Versionamento de ficha técnica
Qualquer alteração de componentes, atividades ou recursos é identificada por meio dessa funcionalidade, que permite:
- Rastreamento;
- Controle de histórico;
- Marcação e resgate de versões históricas.
Dashboard gerencial de produção
Neste recurso, todas as informações gerenciais de processos de produção são apresentadas como um painel.
Isso permite a visualização das etapas produtivas, inclusive com indicadores de produtividade e eficiência. Como se não bastasse, a funcionalidade é potencializada com parâmetros de BI (Business Intelligence).
Planejamento de produção (mão-de-obra)
A gestão de mão-de-obra realizada nesta funcionalidade possibilita a adição de colaboradores como variável de impacto direto na programação;
Levando em conta habilidades e operações, o recurso simplifica a gestão de disponibilidade de mão de obra em hospitais, clínicas e laboratórios.
Manutenção de equipamentos e instrumentais
Uma boa manutenção de equipamentos e instrumentais está diretamente relacionada com a gestão eficiente de ordens de serviços para fornecedores.
É o que essa funcionalidade permite por meio do controle tanto de remessas e retornos quanto de kits e materiais em manutenção.
Controle de ativos imobilizados
A área administrativa também é contemplada pelo software da Visto Sistemas através desse recurso que favorece a gestão dos bens da empresa.
Com isso, é possível ainda realizar a identificação unitária e a baixa de ativos, além do controle de depreciação/CIAP.
Faturamento/Financeiro/Contabilidade
Todos esses três processos — faturamento, financeiro e contabilidade — são inteiramente integrados por esse recurso da plataforma ERP.
Isso facilita, entre outros pontos, o estabelecimento de regras de comissionamento de vendas por representantes e supervisores.
Processo de embalagem
Uma ideia de quão completo é o ERP da Visto fica evidente neste tópico que oferece, por exemplo, a criação de kits de produtos, além de uma central de etiquetagem.
Gestão da manutenção de máquinas
Fazer a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos é uma das tarefas vitais incluídas no rol de recursos da plataforma ERP.
Essa funcionalidade tem impacto direto no planejamento de produção.
Gestão de materiais nas atividades
O controle de materiais dentro das atividades, possibilitando a gestão de requisições e reservas, é o principal ganho proporcionado por essa funcionalidade do software.
Projeto de Desenvolvimento de Produto
Para ir além da gestão de rotinas e tarefas, o ERP em saúde da Visto Sistemas também oferece uma funcionalidade de gestão para o desenvolvimento de produtos.
Com isso, todas as etapas podem ser acompanhadas com eficiência, da prototipagem ao gerenciamento de arquivos de projeto, passando pela criação em si de novos produtos.
Assista ao vídeo a seguir e entenda, de maneira didática, algumas das funcionalidades que acabamos de apresentar:
Principais benefícios do ERP em saúde
As funcionalidades abordadas acima geram inúmeros benefícios para a sua empresa. Separamos a seguir três dos principais tópicos a respeito:
Equipe especializada
Profissionais com sólidos conhecimentos nos processos operacionais do setor. Que falam a mesma língua dos usuários e tornam o trabalho mais fácil e eficaz.
Workflow
Personalização e controle dos processos através do workflow em todos os processos do sistema, facilitando a experiência do usuário no dia a dia para um melhor desempenho de suas funções.
Segurança sanitária
Garantia de todas as alterações necessárias no sistema para que a sua empresa tenha tranquilidade ao atender a legislações impostas pela ANVISA.
Entre em contato
Ficou interessado em nosso ERP em Saúde e deseja conhecer o software em maiores detalhes? Entre em contato e solicite já seu orçamento.