Definir critérios para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, como certificação internacional, é o objetivo da norma ISO 9001.
E foi justamente para facilitar a implantação que, em 2015, houve a atualização da norma, cuja versão até então mais recente datava de 2008.
Por causa disso, a ISO 9001:2015 é mais detalhada do que ISO 9001:2008. Há mais subdivisões, o que amplia o entendimento das diretrizes e favorece a implementação.
Em outros momentos, há a adição de itens que não constavam na versão de 2018, como os que tratam da mentalidade de riscos e da expectativa das partes interessadas. Em outros momentos, ainda, os itens foram reescritos.
Tudo isso, enfim, será abordado em maior profundidade neste artigo. Portanto, se é do seu interesse saber o que mudou na ISO 9001:2015, você está no lugar certo!
O que é NBR ISO 9001 2015?
O conjunto de normas chamado ISO 9001 foi publicado pela primeira vez em 1987. Para a sua elaboração, foi usada como texto-base a norma britânica BS5750.
O objetivo inicial dos criadores da ISO 9001 era torná-la padrão internacional para as empresas que almejam garantir a qualidade de seus produtos e serviços. No Brasil, houve algumas versões da ISO 9001 desde o seu surgimento.
A versão mais recente, de 2015, ampliou o alcance da ISO 9001 no país ao deixar explícito que tratava-se de um conjunto de normas não só para produtos, mas também para serviços prestados.
Diferenças entre ISO 9001 nas versões de 2008 e 2015
Antes de aprofundarmos as mudanças, o que será feito nos tópicos mais abaixo, vale a pena ter uma ideia geral de como a ISO 9001:2105 é uma versão estendida da ISO 9001:2008.
Para isso, mostramos na tabela a seguir um comparativo entre as estruturas das duas versões.
ISO 9001:2008 | ISO 9001:2015 |
1) Escopo | 1) Escopo |
2) Referência normativa | 2) Referência normativa |
3) Termos e definições | 3) Termos e definições |
4) Sistema de gestão da qualidade | 4) Contexto da organização |
5) Responsabilidade da direção | 5) Liderança |
6) Gestão de recursos | 6) Planejamento |
7) Realização do produto | 7) Apoio |
8) Operação | 8) Medição, análise E melhoria |
9) Avaliação de desempenho | |
10) Melhoria |
Principais mudanças na ISO 9001:2015
Nos tópicos a seguir, vamos abordar, ponto a ponto, o que a versão de 2015 da ISO 9001 trouxe de novidade.
Produtos e Serviços
A revisão no texto da norma eliminou dúvidas como a que se refere ao âmbito da ISO 9001. Na versão de 2008, o termo produto deixou muitos empreendedores de serviços sem saber se poderiam adotá-la em seus negócios.
A incerteza foi totalmente eliminada após 2015 com a menção, na norma, de produtos e serviços. Além disso, o termo serviço enfatizou as diferenças entre alguns requisitos.
Ou seja, tudo em que há interação com os clientes, ou afeta essa interação, passou a contar com requisitos bem definidos na versão 2015.
Princípios da Qualidade
A nova versão trouxe mudanças estruturais para os sistemas de gestão. Não se trata mais apenas da elaboração de documentos, mas de mudança de postura.
Nesse caso, a gestão da qualidade, que tinha oito princípios definidos, agora tem apenas sete:
- Cliente;
- Liderança;
- Envolvimento de pessoas;
- Enfoque baseado em processos;
- Melhoria;
- Tomada de Decisão baseada em Evidências;
- Gerenciamento de Relacionamento.
Liderança
Esse item agora representa maior responsabilidade nos processos do sistema de gestão. Não sendo mais exigido um representante de direção (RD), e sim uma gestão sênior, o responsável deve estar alinhado com as normas e estar à frente das melhorias por ela sugeridas, prestando contas ao Sistema de Gestão de Qualidade.
Planejamento
As empresas também precisam delimitar os riscos e as oportunidades de cada área, deixando claro seu escopo de trabalho no sistema de gestão. Por isso, precisam verificar o índice de impacto das demandas e processos e fazer planos de ação para possíveis não conformidades.
Abordagem de processo, produtos e serviços
A nova versão também ganhou uma abordagem sobre todas as formas de produtos e serviços, além dos processos envolvidos, como terceirização, em que as empresas devem tratar os seus respectivos clientes/fornecedores como parceiros.
Contexto da organização, gestão do conhecimento e competência pessoal
A ISO 9001:2015 traz a necessidade de se trabalhar e gerenciar o conhecimento da organização, assegurando maior conformidade nos seus produtos e serviços.
Com isso, defende-se que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor às demandas da empresa.
Analisando sua visão, missão, ameaças e oportunidades, é possível se planejar para agir contra não conformidades dentro do Sistema de Gestão de Qualidade. Por isso, requisitos relativos a conhecimento organizacional foram introduzidos.
Desaparece o conceito de ação preventiva
Antes, alguns requisitos uniam o conceito da ação preventiva, e na nova versão da ISO 9001 ganharam amplitude para contribuir com as empresas.
Foco nas partes interessadas
Abrangendo a abordagem de responsabilidade não com clientes, mas trazendo o contexto de todas as partes interessadas.
Com essa alteração na nova versão, ficam estabelecidos requisitos para atender às necessidades e expectativas de todas as partes interessadas, especificando os requisitos pertinentes ao sistema de gestão da qualidade.
Informação documentada
Na nova versão da norma é apresentado o termo “informação documentada”, desaparecendo termos como documentos e registros. Como parte do alinhamento com demais normas para um sistema de gestão, foi adotado um capítulo na versão 2015 para falhar a respeito.
Ênfase nos processos terceirizados
A nova versão da ISO 9001 também apresentou atualizações quanto ao critério para avaliação, que serão distintos. Com isso, levará em consideração a criticidade e a confiabilidade nos negócios, exigindo a certificação.
Estrutura e terminologia
A ISO 9001:2015 estruturou suas seções de maneira diferente, visando melhoria na conexão com demais normas de sistemas de gestão.
Com muitos aspectos parecidos às outras ISO, implementar uma padronização para criação e revisão dos sistemas de gestão, como o apêndice SL, buscando facilitar as auditorias e os processos (internos e externos), a ISO 9001:2015 padronizou e organizou seus requisitos como todas as normas ISO, com as mesmas numerações.
Sua empresa já estava ciente das mudanças apresentadas na ISO 9001:2015?
Para que ela se adapte melhor às normas, atendendo às exigências, otimizando a produtividade e o tempo, reduzindo perdas e desperdícios, é fundamental contar com um software para gerir as atividades.
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