Para quem atua em ramos onde a gestão da qualidade se faz presente, é nítido que as não conformidades podem trazer diversos empecilhos ao bom desempenho do negócio. Não importa qual seja o momento externo ou o processo interno da empresa. Afinal, esta é uma resolução indesejada para qualquer tipo de atividade, como consequência de algo que não obteve a performance esperada.
Você já sentiu uma impressão de déjà vu ao relatar quase as mesmas não conformidades do dia anterior? Isso é comum. Porém, não pode-se dizer que seja normal. Até porque, uma vez que a barreira é derrubada, ninguém mais espera revivê-la.
Há várias questões envolvidas na solução destes problemas. Como, por exemplo, montar uma força operacional com equipes de todos os departamentos. A fim de trabalhar seus esforços no planejamento, na reestruturação das práticas e na análise de novos resultados.
Porém, eis que ela ressurge! A conclusão é de que foram recursos perdidos, despertando um sentimento frustrante em todos os envolvidos.
Sanar não conformidades parece fácil, já que é possível utilizar como moderador o ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). Em cada uma destas etapas, inclusive, há diversos mecanismos que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.
No entanto, a gestão – também conhecida como o ato ou efeito de administrar – é algo que só pode ser aplicado por meio de pessoas quando organizada em processos. Contudo, mais do que funcionar na teoria, eles precisam ser infalíveis na prática. Isso significa que os mesmos serão aplicados apenas se os colaboradores envolvidos compreenderem, de forma verdadeira, o melhor jeito de executá-los.
Sendo assim, como é possível guiar o processo de modo que possa ser identificada a raiz do problema e preparada uma estratégia que destrua as não conformidades? Há diversos fatores que podem impactar negativamente. Entenda 3 falhas que ocorrem nas empresas:
Conheça as não conformidades mais reincidentes
Mau recolhimento de dados
A avaliação das não conformidades está sujeita aos dados que você possui. Dessa forma, ambos devem estar alinhados e centralizados. Pois de nada vale ter todo o conhecimento possível e não saber como localizá-lo quando você necessita.
Para reter bons dados, é preciso entender as características do problema e absorver suas particularidades. Verificar apenas as informações que são consideradas mais relevantes é um modo equivocado de começar, já que perde-se o restante do conhecimento. Isso exerce grande intervenção no entendimento dos casos.
Os mecanismos existentes (5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Brainstorming etc) somente serão válidos para chegar à raiz da causa se forem alimentados com todos os dados.
Finalizações antecipadas
Aspectos como verificação superficial, não entendimento sobre um determinado assunto, já ter observado não conformidades semelhantes e escassez de tempo podem levar você à finalizações antecipadas e elaboração de hipóteses.
Ao realizar a identificação da raiz do problema por meio de suposições, sua mente passa a considerar episódios para atestar que é algo concreto. Desenvolvendo, assim, uma espécie de bloqueio contra os demais dados que sugerem a sua tese como equivocada.
Por consequência, as decisões posteriores serão baseadas no que você acredita, e não nas informações recolhidas. O que pode acarretar em práticas ineficazes, fazendo mau uso dos seus recursos. Logo, a gestão da qualidade deve ser orientada por fatos e informações.
Não envolvimento dos times
Na verificação, construção e implementação das atividades, é preciso contar com pessoas que tenham experiência no ramo. Uma vez que elas detém a experiência do dia a dia nos processos da empresa e compreendem de que modo estes reagiriam à mudança proposta.
Sendo assim, haverá melhora na performance e risco minimizados em relação à barragem de operações. Além disso, ao envolver seu time, você está possibilitando que novas ideias possam se manifestar. E, dessa forma, converter boas oportunidades de negócio.
Entretanto, o principal motivo pelo qual as empresas da área de saúde sofrem tanto com a recorrência de não conformidades é a falta de padronização e identificação dos produtos. Pode-se dizer que isso ocorre basicamente por uma equipe não tão bem treinada e, muitas vezes, pela falta de tecnologia (no caso, um software).
Descubra como funciona o Callisto e seu combate às não conformidades
O Sistema de Gestão Empresarial Callisto dispõe de mecanismos que permitem a redução de gastos, boa performance operacional e tomadas de decisão mais assertivas. Entre demais vantagens atuantes nos segmentos de Administração, Agronegócios, Finanças, Logística, Manufatura e Saúde, com este ERP, é possível:
– Somar recursos à medida em que seus negócios evoluem;
– Personalizar a interface da dashboard de modo individual;
– Acompanhar prazos e entregas dos itens de representantes;
– Extrair relatórios gerenciais para averiguação, quando necessário;
– Cadastrar tabelas de preço e otimizar o planejamento dos recursos;
– Analisar a rentabilidade dos negócios efetuados em cada período.
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A eficiência no atendimento aos clientes, sejam eles atuais ou potenciais, é um ponto-chave para o fechamento de novos contratos. Dessa forma, o Callisto oferece ferramentas que listam todas as sugestões recomendadas pela empresa, simulando possibilidades.
Este sistema foi criado para ajudar você a dominar a multiplicidade de seus negócios, uma vez que oportuniza:
– Nitidez sobre custos, estoque e demais atividades relativas à empresa;
– Melhor aplicabilidade dos recursos materiais e de produção, gerando desempenho e agilidade satisfatórios na entrega;
– Garantia na cadeia de trabalho, auxiliando na maturação de seus produtos frente ao mercado de forma valorosa;
– Ajuda na observação e análise de possíveis mudanças em seus fornecimentos e estoques, revelando oportunidades;
– Versatilidade para transformar métodos fabris de acordo com seu negócio.
Com a implementação desta funcionalidade no seu dia a dia, você poderá desfrutar de um utensílio que pode ser adaptado às suas necessidades. Além disso, também contará com apoio via atendimento personalizado, segmentado em núcleos com experiência nas mais diversas áreas de atuação.
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