A integração de sistemas é uma solução tecnológica que promete praticidade, eficiência, redução de custos e interação entre diferentes áreas da empresa. No entanto, nem todos os ERPs ( Enterprise Resource Planning) têm os mesmos resultados para empresas de segmentos diferentes.
Um dos exemplos mais evidentes é o da área da saúde, com suas particularidades e idiossincrasias. Isso deve ser levado em conta, portanto, quando se busca saber quais as vantagens de um ERP hospitalar para a gestão financeira de empresas da área da saúde.
Sem dúvida importante na área da saúde como em qualquer outro segmento, a tecnologia de informação, no entanto, também precisa ser ajustada quando os processos e rotinas reúnem atividades únicas, com desafios diferentes, como é o caso da saúde.
Mantendo esse foco para tratar do assunto deste artigo, vamos abordá-lo inicialmente trazendo informações mais completas sobre o que é um ERP e quais seus benefícios. Depois, restringindo ainda mais o foco, trataremos de questões específicas da gestão financeira na área da saúde, tais como:
- Otimização do fluxo de caixa;
- Controle financeiro (planejamento);
- Facilidade no acesso às informações;
- Melhora na tomada de decisão;
- Redução de custos e erros;
O que é um ERP e qual a sua importância na área da saúde
Planejamento de recursos da empresa é a tradução literal da sigla ERP (Enterprise Resource Planning). O software tem como função básica, portanto, acompanhar todos os processos de um negócio.
Ao reunir todas as demandas em uma única plataforma digital, o ERP eleva a qualidade da operação, pois reduz o tempo necessário para as atividades e controla quaisquer áreas envolvidas, realizando avaliações periódicas e oferecendo dados para gerenciamento e tomada de decisão.
No entanto, não é qualquer ERP a melhor solução para o seu negócio, sobretudo em segmentos com características tão próprias quanto a área da saúde. Por essa razão, ERPs voltados para hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas da área encontraram um nicho de mercado.
Desenvolvidos e adaptados à realidade de cada cliente da área, ERPs para saúde são classificados geralmente em três fases:
- Aplicação: funcionalidades que ajudam no processo;
- Banco de dados: registro e segurança das informações geradas na fase anterior;
- Framework: chance de atualizações ou mudanças no programa.
Quais as vantagens de um ERP para a gestão financeira na área da saúde
A gestão financeira na área da saúde beneficia-se largamente de um ERP especialmente pensado para a rotina de hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas do segmento.
Pontuamos a seguir 10 benefícios:
1 – Fluxo de caixa automatizado;
2 – Facilidade em conciliar diferentes serviços bancários;
3 – Análise e resumo de informações financeiras facilmente à mão;
4 – Relatórios que simplificam projeções estratégias e planos de negócios;
5 – Maior redução e melhor controle dos custos em cada atividade;
6 – Planejamento do orçamento de maneira assertiva;
7 – Processos, produtos e serviços mais facilmente colocados sob a perspectiva da lucratividade;
8 – Permite aumento da produtividade e consequente redução de pessoal devido à automatização dos processos;
9 – Impede o retrabalho e faz crescer a confiabilidade dos dados obtidos;
10 – Reduz tempo no momento de fechar caixa financeiro e contábil.
Quais os diferenciais do ERP Visto
Plataforma desenvolvida especialmente para hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas da área da saúde, o ERP da VISTO SISTEMAS tem entre seus módulos um campo dedicado exclusivamente ao setor financeiro.
Entre os recursos da ferramenta da VISTO SISTEMAS, o melhor produto do mercado para o segmento da saúde, podemos citar o seguintes:
- Contas a pagar/ receber.
- Movimentações bancárias e adiantamentos.
- Controle de orçamentos, metas e reembolsos.
- Fluxo de caixa com definição de regras para a classificação de receitas e despesas.
- Informação do saldo financeiro dia a dia para a programação dos pagamentos.
- Gerenciamento de descontos bancários.
- Integração ao Serasa e bancos.
A melhor ferramenta do mercado para a área financeira de hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas também conta com recursos extras tais como:
- Exportação SERASA,
- CNAB de Cobrança para:
- Itaú,
- Daycoval,
- Sicredi,
- ABC,
- Sicoob,
- Banco do Brasil,
- Banco Real,
- Bradesco,
- Banco Brasília – BRB,
- HSBC,
- Caixa Econômica Federal,
- Banco Safra,
- Bank Boston,
- Santander,
- Unibanco,
- CitiBank,
- Banrisul,
- Votorantim e
- Unicred.
- CNAB de Pagamento para:
- Itaú,
- Banco do Brasil e
- Bradesco.
O software é capaz de assegurar aos seus clientes a eficácia dos processos operacionais específicos do setor. Seja você uma empresa de OPMEs, correlatos, cosméticos, saneantes e/ou qualquer outro tipo de produto.
Este é o único ERP em Saúde que garante não só a evolução contábil/fiscal, mas também a segurança sanitária, obedecendo às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para sua empresa.
Entre em contato
Ficou interessado em nosso ERP em Saúde e deseja conhecer o software em maiores detalhes? Entre em contato e solicite já seu orçamento.
Ou confira outros artigos sobre o assunto acessando o blog da VISTO SISTEMAS.